As ruas Armando Ruschel, 7 de Setembro e General Osório vão ganhar lombadas eletrônicas para controle de velocidade em breve. Os equipamentos são semelhantes ao existente na rua Voluntários da Pátria, nas proximidades da Rede Polo, que aliás será substituído pela empresa que vencer a licitação em curso. A medida decorre de estudo feito pelo engenheiro de tráfego Rui Pires, contratado pela Prefeitura para uma consultoria. Tráfego de crianças, pessoas com deficiência, pedestres, ciclistas e veículos não motorizados, bem como a quantidade de acidentes registrados nos últimos anos foram os agravantes que levaram o profissional a indicar os três novos pontos para as lombadas. Tem matéria completa na página 5 desta edição. Vale a pena conferir.
Republicanos: foto mostra união
O vereador Benildo Soares (Republicanos) enviou imagem à coluna e afirmou que ela deixa claro que o partido está bastante unido, bem como a relação entre ele e o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) nunca esteve tão boa. Na foto, tirada no domingo, dia 1º de outubro, na entrega oficial da avenida Ruperti Filho à comunidade venâncio-airense, aparecem, da esquerda para a direita, a proprietária da Escola de Balé Pontinha dos Pés, Melina Ellwanger; a primeira-dama, Janete da Rosa; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; os CCs Márcio Dedé e Marcone Klafke; o vereador Benildo Soares, a esposa Rosimeri e o filho Dannathan, vice-presidente do Republicanos; e o secretário de Cultura e Esportes, Zé da Rosa.
Embora nos últimos tempos Soares tenha se irritado com Jarbas em determinados episódios, inclusive com declarações que abriram feridas de parte a parte, mais recentemente eles parecem ter acertado os ponteiros. O prefeito não disse isso publicamente, é claro, mas há alguns meses buscou lideranças do PSDB na tentativa de revigorar a sigla, e um dos motivos foram os atritos que teve com Soares. Os tucanos seriam alternativa de fortalecimento da base em caso de afastamento do Republicanos. Em seis meses, no máximo, vamos ver se a foto vai se repetir.
Rapidinhas
• Os problemas vão aparecer, com certeza, até porque vivemos em tempos que muitas pessoas não têm senso de coletividade, mas fato é que a avenida Ruperti Filho ficou ‘top’, para usar um termo do momento. Quem quiser colaborar, basta estacionar no lugar certo e deixar a ciclofaixa para as bicicletas. Na real, todos sabem as regras de trânsito, mas muitos ainda teimam em fazer as coisas erradas. Mais consciência, gente!
• Ao mesmo tempo em que os comentários positivos acerca da avenida Ruperti Filho se multiplicam, ouço muitas queixas em relação à limpeza da cidade. Não apenas nos ambientes frequentados por políticos, mas de forma geral tenho ouvido comentários neste sentido. Talvez seja a oportunidade de a Prefeitura dar uma resposta com uma força-tarefa para melhorar o visual. Lembrando que outubro chegou e o Natal é logo ali.
• Depois de algumas semanas com certa tranquilidade na área da segurança pública – no que se refere a crimes e ocorrências de maior gravidade -, Venâncio Aires contabilizou duas mortes no trânsito e a apreensão de quase 150 quilos de maconha. É assim. O perigo está em todos os lugares.