Vereadora Luciana Scheibler (PDT) está retomando um assunto que já foi levantado por ela em outras oportunidades. Ela pede ao Executivo que estude a viabilidade de instalação de uma farmácia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro. De acordo com a parlamentar, embora a Farmácia Municipal seja uma referência para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento em horário comercial, ou seja, não contempla pacientes que precisam de medicamento à noite ou em fins de semana, por exemplo, quando a demanda costuma ser maior. Luciana ressalta que, se a iniciativa prosperar, os medicamentos poderão ser dispensados logo após os atendimentos. “É justamente no momento de fragilidade que precisamos oferecer soluções”, sustenta. Apesar de entender que a proposta é ousada e demanda custos, a pedetista acredita que possa sair do papel.
Incomodados mandam recados
Nas últimas sessões da Câmara de Vereadores tem ficado evidente que alguns parlamentares se incomodam com determinadas situações. Diego Wolschick (PP), por exemplo, fez comentário que deixa claro o seu incômodo em relação ao tempo que o colega Nilson Lehmen (MDB) costuma levar quando se manifesta a respeito de alguns assuntos. “Ao contrário do vereador Nilson, prometo ser breve”, brincou ele, durante repercussão de matéria na sessão da semana passada. Já Jeferson Schwingel, o GP (PP), sempre se manifesta em episódios de bate-boca entre colegas, geralmente envolvendo Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), e alguém da situação. Na semana passada, quando Muchila e Gerson Ruppenthal (PDT) se alfinetaram, GP afirmou que “é lamentável quando o debate descamba para o lado pessoal, pois a vergonha alheia toma conta”.
Faixas refletivas para os cavalos
Tramita na Câmara de Venâncio Aires um projeto de Alberto Sausen (Podemos) que tem objetivo de tornar obrigatória a utilização de faixas refletivas em cavalos que circulam à noite, tanto no perímetro urbano, quanto no interior do município. O vereador salienta que a intenção é aumentar a segurança no trânsito, uma vez que, nos últimos anos, têm sido registrados vários acidentes envolvendo equinos que ficam soltos. “A baixa visibilidade durante a noite representa um risco tanto para os condutores de veículos, quanto para os cavaleiros e os próprios animais. A adoção de faixas refletivas é uma medida simples, de baixo custo, mas de grande impacto preventivo”, comenta Sausen, na justificativa da proposição.
Battisti por fiações organizadas
O vereador Nelsoir Battisti (PSD) segue trabalhando a respeito dos fios e cabos dos postes de energia elétrica de Venâncio Aires. A última movimentação do parlamentar foi a apresentação de uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, para a previsão de organização dos materiais. Segundo ele, a proposta alia segurança, modernização e mais qualidade de vida, “já que a fiação exposta ou emaranhada pode causar riscos de acidentes e comprometer o funcionamento dos serviços”. Ele ainda destaca que a medida contribui para o embelezamento da cidade e valoriza o aspecto turístico. “É uma proposição que não se limita à manutenção técnica, mas amplia seus efeitos para o desenvolvimento urbano, a promoção do turismo e a valorização do patrimônio local”, argumenta.
Rapidinhas
O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires será homenageado pela Câmara de Vereadores em breve. Já tramita no Poder Legislativo uma moção de aplauso proposta por Jeferson Schwingel, o GP (PP), que reconhece a entidade pelos 40 anos de atividades. “São relevantes serviços prestados à segurança pública e ao bem-estar da comunidade venâncio-airense”, diz o parlamentar. O empresário Dieter Knak é o atual presidente do Consepro na Capital do Chimarrão.
Everton Dias (PDT) protocolou na Câmara de Vereadores a sugestão de que a Prefeitura busque aproximação de lideranças comunitárias com o objetivo de fechamento de parcerias para a manutenção dos espaços públicos em bairros e interior do município. Para ele, “as praças e áreas verdes exercem papel fundamental na vida das pessoas, pois são espaços de convivência, lazer, prática esportiva, integração social e promoção da saúde”.