Desde que assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Mara Müller (PSD) tem se mostrado tranquila e interessada em fazer parte dos debates, bem como aproveitar a experiência que o partido está proporcionando. Por isso, quem vem acompanhando as sessões, jamais poderia imaginar que ela tomaria a decisão de adotar postura de contra-ataque, como fez na reunião de segunda-feira, 21. Mara abriu a artilharia contra Eligio Weschenfelder (PSB), que na reunião do dia 14 fez declarações, de acordo com ela, desrespeitosas e com intenção de humilhar suplentes que, mesmo com poucos votos obtidos no pleito de 2020, estão tendo experiência no Poder Legislativo.
A vereadora se dirigiu a Muchila durante os seus cinco minutos nas Comunicações. Disse que ele ofende e tenta rebaixar suplentes, em especial se forem mulheres, e questionou o que seria dele se tivesse que concorrer sozinho, sem poder contar com os votos dos candidatos do partido que não se elegem, mas colaboram para que os mais votados garantam vagas na Câmara. Durante todo o tempo em que ela falava, houve um silêncio sepulcral no Plenário Vicente Schuck, algo que muito raramente acontece. Antes de encerrar sua participação, Mara ainda indagou se seria legal a função gratificada (FG) que Muchila segue recebendo.
Celso assume Podemos amanhã
O Podemos tem evento nesta sexta-feira, 25, a partir das 19h30min, no Clube de Leituras, para dar posse ao seu novo presidente. Diego Krämer vai passar o cargo para o pai, ex-vereador e ex-vice-prefeito Celso Krämer. Lideranças regionais e estaduais são esperadas em Venâncio Aires para o encontro. A intenção do partido é formar uma base sólida e chegar com força nas eleições do ano que vem.
Celso Krämer garante que a sigla terá nominata completa para a Câmara de Vereadores e também apresentará candidato à majoritária. “Durante o evento, vamos empossar também a diretoria do Podemos Mulher. Vou aproveitar a experiência que tive no PTB para construir um Podemos muito forte. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando na busca de recursos para Venâncio Aires. Já temos R$ 600 mil empenhados para a área da saúde e, em breve, deve sair este pagamento”, comenta o ex-vice-prefeito.
Rapidinhas
• O vereador André Puthin (MDB) declarou, na tribuna da Câmara, que já proibiu o filho de andar de bicicleta na ciclofaixa que será implementada na avenida Ruperti Filho. Ele entende que o fato de as pistas ficarem próximas ao canteiro central da via dificultará a circulação dos ciclistas e, consequentemente, aumentará os riscos de acidentes.
• André Kaufmann (PTB) direcionou toda a sua artilharia para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, atualmente comandada por Gilberto dos Santos (MDB). Ele tem feito críticas reiteradas ao titular da pasta, alegando ainda que a Prefeitura de Venâncio não tem dado a atenção necessária aos agricultores, em especial à cadeia produtiva do tabaco.
• Ezequiel Stahl (PTB) está buscando uma espécie de enfrentamento com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), dando sinais de que pretende, talvez em pouco tempo, trocar de prateleira e disputar a eleição à majoritária. “Ele (Jarbas) me vê como uma ameaça à péssima carreira política dele”, afirmou Stahl, ao comentar que tem sido perseguido pelo prefeito.