Encontrei o empresário Maciel Marasca (PP) na quarta-feira, 24, à noite. Ele estava na Rádio Terra FM para participar do programa Conversas de Fato — ao lado de Vilmar de Oliveira e Junior Haas, a respeito do ‘tarifaço’ do presidente norte-americano Donald Trump e os impactos na indústria local, sob o comando de Carlos Roberto de Oliveira —, e eu deixava a Folha do Mate, após fechamento da edição de quinta-feira, 25.

No rápido contato, quis saber de Marasca o que ele está achando da repercussão da informação de que teria admitido uma aliança de PP e PL (legendas que já estiveram juntas na eleição do ano passado) com partidos não alinhados totalmente à direita, como Podemos, PSDB, União Brasil e PSB. Adotou cautela: nem fez festa, nem descartou a oposição reunida.

Acabou não falando diretamente sobre o assunto. Sorriu e disse apenas “é uma figura” quando surgiu no papo o nome de Eligio Weschenfelder, o Muchila, vereador do PSB que, recentemente, manifestou desejo de vê-lo como prefeito. Marasca vem forte em 2028, provavelmente em uma disputa contra Tiago Quintana (PDT), atual secretário de Governança e Gestão da Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT).

Estacionamento rotativo quente

Promete, e muito, a audiência pública que vai tratar a respeito do estacionamento rotativo da área central de Venâncio Aires, proposta pelo vereador Ezequiel Stahl (PL) e marcada para o dia 15 de outubro, a partir das 19h, na Câmara. Desde que ele anunciou que gostaria de reunir os representantes do Legislativo, Executivo, Rek Parking (administradora) e comunidade, as pautas relacionadas ao assunto têm surgido aos montes.

Além das multas aplicadas e suspensas — há não muito tempo e sobre o que não mais se falou —, pais de autistas queixam-se por não conseguirem credenciais para as vagas especiais e há também muitas reclamações referentes à falta de fiscalização relacionada à ocupação inadequada dos espaços disponíveis. “Até ano passado, no período eleitoral, emitiam autorizações para que autistas ocupassem as vagas especiais. Agora, não liberam mais”, afirmou Stahl, sugerindo que a atual gestão teria capitalizado a situação politicamente em 2024, em apoio à reeleição de Jarbas da Rosa (PDT).

Muchila quer dados da Fenachim

Já escrevi neste espaço que, na minha opinião, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) não tem que dar lucro, mas visibilidade a Venâncio Aires — desde que não haja gasto exagerado de recursos públicos, é claro. Continuo com o mesmo pensamento, mas nem todo mundo concorda comigo. Um exemplo é o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que nas últimas semanas passou a cobrar com veemência uma manifestação dos organizadores da Fenachim deste ano. Quer prestação de contas para o quanto antes. Na sessão de segunda-feira, 22, disse na tribuna da Câmara que a Prefeitura repassou algo em torno de R$ 3 milhões para o evento. “Todas as festas que terminam no domingo divulgam seus resultados um dia depois, no máximo. Só a Fenachim que não”, provocou o parlamentar socialista.

Rapidinhas

Sandra Silberschlag (PP) não gostou da manifestação de Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), na sessão de segunda-feira, 22, no sentido de que médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem acolher tantos quantos forem os pacientes que buscarem consultas no período em que os profissionais estiverem nas unidades. Médica ginecologista e obstetra, Sandra argumentou que uma consulta dentro dos padrões deve durar entre 15 e 20 minutos. “Não tem como atender 100 por dia. Não podemos incitar as pessoas nesse sentido. É preciso ter respeito pelos profissionais da saúde no nosso município”, comentou ela.

Jeferson Schwingel, o GP (PP), sugeriu, na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 22, que o Município assuma a operacionalização das câmeras de videomonitoramento cuja central fica na sede da Brigada Militar. De acordo com ele, são frequentes os problemas com os equipamentos e muitos não estariam funcionando atualmente. GP comentou ainda que, recentemente, uma pessoa suspeita de participação em um latrocínio teria sido resgatada em área de cobertura de uma dessas câmeras, que não estaria em funcionamento.