OMDB decidiu que não vai divulgar os nomes dos indicados para a vaga deixada por Gilberto dos Santos (MDB) na Secretaria de Desenvolvimento Rural. A coluna apurou que o presidente do partido, advogado Paulo Mathias Ferreira, enviou indicações ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT), mas até o momento ninguém vazou as informações. Estava tudo pronto para que o martelo fosse batido no início desta semana, mas a ocorrência de enchente no rio Taquari obrigou os líderes a adiar a decisão e o anúncio, pois Jarbas precisou direcionar seu foco para as comunidades atingidas. Nem mesmo fontes do MDB muito próximas ao presidente sabem das indicações, pois os nomes não teriam passado por discussão. Mas, em breve, pelo menos o novo titular da pasta deve ser anunciado. Até porque tem mais gente de olho na secretaria.
Artus entregará medalha a Suárez
Está confirmada para a próxima quinta-feira, 28, a entrega da medalha do Mérito Farroupilha ao atacante gremista Luis Suárez. A homenagem é do deputado estadual Airton Artus (PDT) e foi aprovada na Assembleia Legislativa no dia 6 de junho deste ano. É a mais importante honraria concedida pelo Parlamento do Rio Grande do Sul. De acordo com Artus, a homenagem foi proposta em razão do prestígio agregado por Suárez ao futebol gaúcho. Sócio do Grêmio há muitos anos, ele afirma que a vinda do uruguaio teve um impacto muito grande para todo o esporte, sobretudo ao futebol gaúcho. “A presença dele nas redes sociais e as notícias em todo o mundo relacionando o atleta a Porto Alegre e ao estado também fazem com que muita gente passe a conhecer a nossa história”, diz Artus.
Destaque Esportivo rende vitrine
Por falar em esporte, Venâncio Aires terá um grande e concorrido evento no dia 1º de dezembro, a partir das 19h, no Clube de Leituras. É a 22ª edição do prêmio Destaque Esportivo, uma das mais esperadas realizações da Prefeitura, promovido pela Secretaria de Cultura e Esportes. O coordenador da pasta, Claudio Weschenfelder, o Claudinho, concedeu entrevistas aos programas Terra em Uma Hora e Terra Esportes, na terça-feira, 21, e disse que está muito otimista em relação ao evento deste ano. Segundo ele, o total de inscrições chegou a 111. A votação já está aberta, por meio de um formulário no site da Prefeitura. Já tem gente correndo para garantir presença. Ponto positivo para Claudinho, que deve capitalizar votos da área do esporte para 2024. Terceiro suplente do PDT na eleição de 2020, ele confirmou a intenção de concorrer novamente e é uma das apostas pedetistas para o Legislativo.
Rapidinhas
• Como era de se esperar, durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 20, todos os vereadores lamentaram a ocorrência de mais uma enchente do rio Taquari e as perdas das comunidades ribeirinhas. Nos dias que estive em Vila Mariante, ouvi elogios ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) – que mais uma vez não arredou pé da região enquanto a água não baixou – e queixas direcionadas aos parlamentares pelo fato de poucos deles terem sido vistos se disponibilizando a ajudar pessoas atingidas pela cheia.
• Muito criticado pela oposição por sua atuação à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o vereador Gilberto dos Santos (MDB) deu uma resposta, à sua maneira, aos colegas. Cutucou o ex-secretário André Kaufmann (PTB) por nunca ter um pedido atendido quando era o presidente da Câmara e vereador mais votado; disse que a burocracia e a morosidade da coisa pública dificultam o atendimento de demandas dos produtores rurais; e ainda lembrou que foi o secretário que encaminhou o projeto Nota Rural, que premiou agricultores com um total de R$ 100 mil.
• Luciana Scheibler (PDT) fez um pedido público de desculpas ao gerente local da Corsan Aegea, Ilmor Dörr, durante pronunciamento na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 20. Ela não entrou em detalhes sobre o ocorrido, mas admitiu que se exaltou com Dörr ao reivindicar providências para Vila Mariante e regiões próximas em razão da enchente.
• Vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) não participou da sessão da Câmara de segunda-feira, 20, mas a falta foi justificada. Ela estava em Piratuba, Santa Catarina, representando a Frente Parlamentar de Políticas Públicas para os Idosos, em atividades relativas à terceira idade.