O advogado Vinícius Medeiros, que atualmente responde pela vice-presidência do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE), confirmou à coluna, na quinta-feira, 7, que está de saída do PSDB e também vai se afastar da política, por tempo indeterminado. Medeiros já comunicou as lideranças estaduais e municipais da sigla e planejava entregar nesta sexta-feira, 8, no Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, o seu pedido de desfiliação do ninho tucano. De acordo com ele, “foi uma decisão muito refletida e, além da questão familiar, pesaram também a necessidade de tempo para tocar os meus projetos da vida privada e acadêmicos”.

Ele também já conversou com pessoas que ingressaram na legenda a seu convite. “É uma questão de lealdade e respeito. Vou seguir sem filiação partidária, pois pretendo ficar mais junto da esposa e dos filhos, bem como poder interagir mais com amigos e colegas”, comentou. O advogado agradeceu pelas oportunidades que teve enquanto fez parte do PSDB. “Tive a oportunidade de apresentar muitos projetos em nome da sigla. Penso que esta era a melhor forma de agir, levando em consideração o espaço que me foi concedido durante todo o tempo em que fiz parte da legenda”, concluiu.

Licença-prêmio e reposição do funcionalismo

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que prevê o fim da licença-prêmio para os servidores públicos que forem admitidos a partir do próximo concurso. De acordo com ele, a medida ajuda a aliviar as contas do Fundo de Aposentadoria e Pensão (FAP). Além disso, Jarbas também costura com o sindicato a reposição da categoria para janeiro de 2022: quer antecipar a data-base, que é março. A intenção do chefe do Executivo é fazer tudo constar na peça orçamentária do próximo ano. Certamente, são temas que vão repercutir nos próximos dias.

Leitor presta solidariedade a Rinez da Trindade

Morador de Porto Alegre e leitor da Folha do Mate, Arno Borowski fez contato com a redação e enviou texto no qual comenta sobre as notícias que foram divulgadas a respeito do desembargador venâncio-airense Rinez da Trindade, que está sendo investigado por Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) por participar de um suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Segue a íntegra:

“Precipitação. Frases e fatos isolados prestam-se à vontade da criatividade popular. Uma pessoa afável, amistosa, acessível como o desembargador Rinez da Trindade, que nunca negou um aperto de mão, uma palavra de simpatia, uma audiência, certamente pode ser vítima de inescrupulosos. É inacreditável que tanta gente despreze 63 anos de vida honesta, sem aguardar o desfecho do caso”.

Rapidinhas

• A colega Losani Wagner atendeu telefonema, na quarta-feira, 6, da assinante Inez Noschang de Quadro, que entrou em contato com a Folha do Mate para elogiar o jornal e parabenizar pela passagem dos 49 anos. De acordo com ela, é um meio de comunicação com seriedade, moderno e comprometido com a comunidade. Muito obrigado, Inez! É este tipo de mensagem que faz a gente ganhar o dia.

• Já o colega Auri Wagner – eterno namorado da Losani -, apaga velinhas neste sábado, 9. Vai completar 55 anos. Desejo tudo de bom a este cara que, mais do que um colega, se tornou um dos melhores amigos que fiz em Venâncio Aires. Vida longa, Fritz!

• Corre à boca pequena que candidatos à vaga de operador de máquina no concurso da Prefeitura pretendem questionar procedimentos da prova prática. Advogados e até o Ministério Público (MP) já teriam sido acionados e o assunto deve repercutir na próxima sessão da Câmara de Vereadores, que será realizada na quinta-feira, 14, às 18h.

• Os três times gaúchos entram em campo neste fim de semana para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro é o Juventude, que neste sábado, 9, recebe o América-MG, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Inter e Grêmio jogam neste domingo, 10. O Colorado pega a lanterna Chapecoense, no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 11h. Já o Tricolor vai à Vila Belmiro, em São Paulo, enfrentar o Santos. O jogo, que começa às 16h, pode tirar o time da zona de rebaixamento. O Grêmio é, no momento, o 17º colocado na tabela, com 23 pontos. O Ju tem 27 e ocupa a 15ª posição. O Inter é oitavo, com 33 pontos somados.

• Assoeva vai em busca de um milagre para avançar de fase na Liga Nacional de Futsal (LNF). Neste sábado, 9, entra em quadra às 14h, diante do Atlântico, em Erechim, precisando vencer por diferença de pelo menos dois gols para ainda torcer por dois resultados paralelos. É aquela coisa: se fizer a sua parte, a equipe mantém as esperanças. Se após a última roda da fase classificatória o saldo for a eliminação, teremos o início de um período tenso na Assoeva, pois o clube tem enfrentado dificuldades e este pode ser o último ano na competição nacional. Tomara que não.