Segundo apurou a coluna, os vereadores governistas na Câmara já têm consenso sobre a formação da Mesa Diretora para o próximo ano. Atual vice-presidente, Benildo Soares (Republicanos) comandará o Legislativo em 2022. Gerson Ruppenthal (PDT), hoje primeiro secretário, será o vice-presidente. César Garcia (PDT) assume como primeiro secretário e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), será mantido na função de segundo secretário. A nominata pode sofrer alteração, mas não deve fugir muito do que está encaminhado. Chama a atenção o fato de o atual presidente da Casa do Povo, Tiago Quintana (PDT), não fazer parte da composição, o que reforça a tese de que ele deve ser integrado ao primeiro escalão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). A bola da vez seria a Secretaria de Saúde. Ninguém fala sobre o assunto.

Kaufmann sugere uso opcional de máscara

O vereador André Kaufmann (PTB) apresentou indicação ao Executivo para que o uso de máscara passe a ser opcional em ambientes externos. Como justificativa para a proposta, ressaltou que 78% da população de Venâncio Aires já está vacinada com a segunda dose ou dose única contra a Covid-19 e 96% é o percentual de aplicação da primeira dose. “Estamos tendo uma série de eventos, com muitas aglomerações. Se não querem flexibilizar, que pelo menos deixem opcional, então. Talvez seja um tema polêmico, mas se o Município teve autonomia para decretar lockdown, que tenha para retirar esta restrição”, defendeu. O parlamentar ressaltou ainda que, à exceção dos estabelecimentos comerciais, é muito raro ver pessoas utilizando o item de proteção em outros locais. “Quem quiser usar, pode manter”, concluiu.

Nilson Lehmen ‘enquadra’ Renato Gollmann

Nilson Lehmen (MDB) não deixou barato e contestou a postura de Renato Gollmann (PTB) no encontro do Legislativo de terça-feira, 16. O petebista achou “meio caro” o valor pago pela Prefeitura pelo serviço de recuperação de uma ponte na divisa de Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul, que foi dividido pelos municípios – R$ 44.325,00 para cada um. “O vereador Renato achou a obra cara? Que audite o processo licitatório e, se encontrar algum indício de irregularidade, leve às autoridades. Este tipo de especulação é gravíssima e pode, inclusive, prejudicar as relações entre os dois municípios”, disparou.

Landim: “Fácil apontar o certo e o errado”

“Hoje é mais fácil falar sobre o que foi certo ou errado, porque o pior da pandemia já passou. Mas, nas épocas de pico de casos, internações e mortes, foram decisões muito difíceis de serem tomadas, em momentos bastante tensos”. A manifestação partiu do vereador Ricardo Landim (PSL), durante a sessão da Câmara de terça-feira, 16. E foi muito madura, pois a intenção, claramente, não foi de defender governo ou atacar quem quer que seja, mas de reconhecer que, por trás de uma decisão, sempre tem um ser humano. É hora de deixar as coisas ruins de lado, acreditar que o coronavírus não vai mais nos colocar contra a parede e pensar no futuro. Isso contempla a tentativa de recuperar as perdas que as empresas tiveram, a busca pela saúde plena (no caso daqueles que foram afetados) e a adoção da empatia, algo que foi tão falado no começo da pandemia e que, de certa forma, se perdeu nos últimos meses. Chega de tentar achar o culpado e o inocente, o certo e o errado. Vamos aproveitar a vida, sem nunca esquecer as pessoas que, infelizmente, não conseguiram vencer esta doença implacável.

Rapidinhas

• Gerson Ruppenthal (PDT) rasgou elogios para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Gradaschi Von Helden (PDT), durante pronunciamento no período das Comunicações, na sessão de terça-feira, 16. De acordo com ele, “o prefeito Jarbas da Rosa acertou em cheio neste nome, pois estamos vendo uma série de projetos saindo do papel”. Ruppenthal citou as obras de Linha Sapé, Travessa Haas, trechos 3 e 4 de Vila Deodoro e Marechal Floriano, além das pontes de Linha Brasil e na divisa com Cruzeiro do Sul. Em aparte, o presidente da Casa, Tiago Quintana (PDT), acrescentou que a Secretaria de Planejamento e Urbanismo está tendo fluidez nos trabalhos em razão da sintonia com a Central de Projetos, setor liderado por Deizimara Souza (PDT).

• O presidente da Câmara, vereador Tiago Quintana (PDT), anunciou na sessão de terça-feira, 16, que, “efetivamente, o Legislativo tem o seu PPCI aprovado pelos Bombeiros”. De acordo com ele, regularizar esta situação era das prioridades do seu mandato. O pedetista ressaltou ainda que a Casa do Povo está com os problemas de goteiras no Plenário Vicente Schuck solucionado, já tem uma empresa para colocação de placas solares e vai instalar um biodigestor. “Parece coisa simples, mas são várias situações se resolvendo. PPCI, habite-se, acessibilidade e reformas que eram necessárias. Estamos indo ao encontro da sustentabilidade, na medida do possível”, destacou.

• Vereadores de oposição começam a ‘apertar’ a Administração para que disponibilize pelo menos uma Emei aberta no período de férias, especialmente em janeiro. Isso porque, na gestão anterior, a medida foi adotada. Por enquanto, ninguém do governo se manifestou sobre o assunto. Nem para o sim, nem para o não.