O deputado federal Afonso Motta (PDT) vem a Venâncio Aires na quinta-feira, 21, Pela manhã, vai até o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) – que foi contemplado recentemente com emenda parlamentar do político – e, depois, visitará a Folha do Mate e Terra FM. Às 12h, Motta concederá entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, para comentar a respeito dos recursos destinados à Capital Nacional do Chimarrão e do seu mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. Não é certo, mas existe a possibilidade de o pedetista fazer novos anúncios para o município, provavelmente para as áreas da saúde e infraestrutura. Motta deve circular na companhia do deputado estadual Airton Artus (PDT), o articulador de recursos junto a ele e também ao outro deputado federal gaúcho do partido, Pompeo de Mattos.
Luciana sugere nome ao Cemai
A vereadora Luciana Scheibler (PDT) protocolou na Câmara projeto de lei que denomina de Cíntia Rafaeli Schild Machry o Centro de Atendimento Especializado Materno Infantil (Cemai) de Venâncio Aires. Cíntia nasceu em 28 de janeiro de 1990, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e frequentou a Emei Mônica e o CAJ. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 2020, e foi casada com o advogado Cássio André Machry.
Em 2021, eles se preparavam para realizar o sonho de serem pais, aguardando a chegada de Lavínia. No entanto, a família foi duramente atingida pela Covid-19. Gestante de 28 semanas, Cíntia apresentou complicações que exigiram transferência para o Hospital Santa Cruz, onde, com 30 semanas, precisou passar por uma cesariana. Lavínia nasceu livre da infecção, mas devido à prematuridade, faleceu no dia 8 de março de 2021, após 36 horas de vida. Cíntia permaneceu internada na UTI, lutando bravamente pela vida, mas faleceu no dia 26 de março de 2021. “Esta homenagem pretende eternizar o nome de Cíntia e de sua pequena Lavínia como símbolos de amor, dedicação e força”, justifica a parlamentar.
Três atendentes para a Fazenda
Estava na pauta da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, para apreciação na sessão da noite de ontem, projeto de lei que autoriza a contratação temporária – até o fim de 2026 – de três agentes de atendimento ao contribuinte. Os profissionais exercerão atividades na Secretaria da Fazenda, em reforço necessário para os demandas relacionadas ao programa de recuperação fiscal (Refis) adotado pelo Município. A iniciativa tem como objetivo a renegociação de débitos de Imposto Sobre Serviços (ISS) e taxas de funcionamento de serviços de saúde. Atualmente, são apenas dois atendentes o que compromete os serviços.
Conforme a justificativa, a medida está inserida em um contexto estratégico mais amplo: adequar a média de arrecadação municipal do ISS aos parâmetros da Reforma Tributária Nacional, que estabelece que os critérios de distribuição do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) levarão em consideração a média da arrecadação do ISS entre os anos de 2019 a 2026. Esta média, de acordo com a Prefeitura, será determinante para fixação do coeficiente individual de participação do Município na partilha nacional do novo tributo pelo período mínimo de 50 anos.
Rapidinhas
Ex-colega de Terra FM, Larissa Almeida Maciel foi eleita, na noite de domingo, 17, segunda princesa da 48ª Expointer. Acompanhei todo o concurso e seria um ‘crime’ se ela ficase fora da corte. Com respeito às demais candidatas, a venâncio-airense deu show de simpatia e oratória. Parabéns, Larissa! Foi muito merecido. Na Câmara de Vereadores, aliás, já tramita uma moção de aplauso pela conquista, sugerida por Everton Dias (PDT).
Com profunda tristeza, recebi ontem a notícia do falecimento de Laura Luft Vieira, aos 11 anos. Conheci ela e a mãe, Mara Maria Veit Luft, em 2018, quando produzi material da Refrimate, onde Mara trabalhava. Na empresa, havia uma intensa mobilização pela recuperação de Laura, que tinha sido diagnosticada, três anos antes, com retinoblastoma, um tumor maligno originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária, o mais frequente da infância. Nessas horas, nada que se diga pode amenizar a dor e o sofrimento de mãe e família enlutadas, mas fica aqui o registro do meu abraço e desejo de que Deus possa confortar o coração de todos aqueles que conheceram e conviveram com a Laura.