O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), fez contato com a coluna para se manifestar a respeito do tópico publicado na edição de sábado, 8. Na ocasião, escrevi que ele, sempre que pode, critica o deputado estadual Airton Artus (PDT) e que, ultimamente, direciona críticas também para Giovane Wickert, colega de partido e principal expoente socialista em Venâncio Aires. Nos bastidores, o comentário é que Muchila busca maior representatividade no PSB e, possivelmente, ventilaria concorrer a prefeito, rivalizando com Wickert.
Na mensagem que enviou, Muchila afirmou que sua trajetória política é marcada pela coerência e que não tem “absolutamente nada contra as pessoas de Airton Artus e Giovane Wickert”. No entanto, ressaltou que, “na qualidade de cidadão venâncio-airense e vereador eleito, tenho por obrigação cobrar tanto um como o outro, pois ambos estão na base do Governo do Estado, ocupando cargos, mas infelizmente não usam a prerrogativa para defender a nossa gente, principalmente neste momento que se tenta implementar mais um pedágio entre Venâncio Aires e Lajeado”.
Sobre o seu futuro político, o parlamentar disse que “diferente de tantos, que vendem a alma ao diabo para ser vereador, secretário, vice, prefeito e deputado, quero apenas ser um bom vereador e dar o meu melhor para a nossa gente”. Fiquei até surpreso com a conclusão da mensagem, quando o vereador destacou que “não serei candidato a nada nas eleições vindouras”. Pedi que me esclarecesse melhor, e ele garantiu que, para a Câmara, seguirá à disposição dos eleitores da Capital do Chimarrão. “A vereador vou com certeza. Estou adorando”, concluiu Muchila.
Pedágio e pesagem tiram o sono
Tem muita gente perdendo o sono após a confirmação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) de que pretende instalar um pedágio nas proximidades do trevo de acesso a Linha Travessa e Vila Palanque, na RSC-453, e da Rota de Santa Maria, sobre uma balança de pesagem próximo ao pedágio de Vila Arlindo, na RSC-287. As noites não têm sido bem dormidas tanto por quem será impactado diretamente pelas iniciativas, quanto pelos políticos que tentam se mobilizar contra o pedágio, principalmente, mas não vislumbram possibilidade de mudar o curso dos projetos.
Rapidinhas
Apesar de ouvir comentários do tipo “só fala de bichos”, a vereadora Alessandra Ludwig (PDT) não arreda pé do compromisso com a causa animal. Aos que criticam sua insistência no assunto, ela diz que não deixa de trabalhar por políticas públicas nas mais diferentes áreas, mas não pode concordar com as pessoas que “querem tirar o problema da frente dos olhos”.
Vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) tem repetido que acertou em cheio na escolha do novo partido e que está muito contente com o que já chama de “Família Republicana”. A parlamentar destaca que a legenda tem cinco deputados estaduais, três federais e um senador, além de perspectivas de crescimento nos próximos anos. O nome dela, aliás, é um dos que pode estar no cenário majoritário em 2028. Claidir foi sondada já no ano passado e sempre deixou claro que sonha grande.
As obras do telhado do Museu de Venâncio Aires, que tinham previsão de início para ontem, não começaram. A informação é de que os responsáveis pela execução dos serviços devem se apresentar hoje no Edifício Storck.
“Futuro prefeito de Venâncio Aires”. É assim que o vereador Diego Wolschick (PP) fala toda a vez que se refere a Maciel Marasca (PP), que na eleição de 2024, ao lado de Alexandre Wickert (PL), foi o segundo mais votado, superado pela dobradinha Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB).
No domingo, 9, participei da transmissão do Olé Esporte Clube, no campo do Santa Tecla, do time da casa contra o River Plate, de Linha Marechal Floriano, pela Copa Serrana, que acabou com vitória dos visitantes pelo placar de 1 a 0, na categoria titulares. Cada vez que vou à praça de esportes do Santa Tecla, me impressiono mais com a estrutura e a quantidade de pessoas trabalhando para que as coisas saiam conforme o planejado. É um clube em franca expansão e que, em breve, contará com ginásio e campo de futebol iluminado. Um complexo esportivo de dar inveja.