Ontem à noite, enquanto acompanhava a sessão da Câmara, tomei conhecimento de uma situação que deve render polêmica e repercussão nos próximos dias. O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), denunciou o presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT), ao Ministério Público. Segundo a documentação entregue à Promotoria, à qual a coluna teve acesso, Muchila, acusa Ruppenthal de “utilização da máquina pública para promoção pessoal, através da entrega de itens que deveriam ser utilizados ao bem comum da sociedade e não como presente de vereador”.
Na sustentação da denúncia, o socialista anexou foto de Ruppenthal em momento de entrega de uma caixa d’água a uma família de Linha Maria Madalena, no interior de Venâncio Aires. Além disso, destacou que, na imagem, aparece um veículo da Secretaria de Segurança Pública, que teria transportado o “presente” em vez de estar sendo usado para a sua finalidade, já que pertence ao Departamento de Trânsito. Muchila também citou na denúncia o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que segundo ele estaria sendo conivente com a situação, que ocorreria “reiteradamente”.
O promotor Pedro Rui da Fontoura Porto solicitou que a Prefeitura informe para que família a caixa d’água foi entregue; qual programa social ou de fomento agrícola serviu de base para a doação do item; e qual foi a contribuição do vereador para que a doação fosse efetivada. Ontem, Porto não teve condições de falar mais a respeito da denúncia porque estava envolvido com atividades relacionadas ao julgamento dos acusados pelo assassinato do bancário Júlio Marder, que será realizado na manhã de hoje. Contatados, o presidente da Câmara e o prefeito disseram não ter conhecimento dos fatos e deixaram para se manifestar em momento oportuno.
Soares não desiste do 11 de maio
Benildo Soares (Republicanos) disse que não ia esquecer o assunto do feriado no dia 11 de maio e, ao que tudo indica, não vai mesmo. Na sessão da Câmara de ontem à noite, foram lidas duas indicações do vereador relacionadas ao tema. Uma solicita ao Executivo para que estude a viabilidade, junto à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), de contratação de empresa para realizar uma pesquisa de opinião sobre a volta do feriado para o dia 11 de maio, aniversário do Município. A outra sugestão é que Prefeitura e Caciva analisem a possibilidade de realização de uma feira comercial no mês de maio, na semana do Dia das Mães. Recentemente, ao notar que o projeto de sua autoria – que previa feriado no dia 11 de maio – não teria votos suficientes para aprovação, optou pela retirada e foi criticado por todos os colegas.
Rapidinhas
O diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, o Pedrão, que faleceu na última terça-feira, dia 29 de maio, aos 71 anos, foi lembrado na reunião do Poder Legislativo de ontem. Todos os 15 vereadores assinaram o documento de votos de pesar à família de Pedrão e, antes de dar início aos trabalhos, o presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), anunciou um minuto de silêncio em homenagem a Pedrão.
Entre outras matérias, os vereadores aprovaram, por unanimidade, na reunião da noite de ontem, a criação de dois novos colegiados: o Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (CPMA) e o Conselho Municipal da Diversidade (Comudi). Entusiastas das causas marcaram presença na Casa do Povo e entendem que, a partir destes espaços, será mais fácil buscar a implementação de políticas públicas direcionadas às áreas.
Luciana Scheibler (PTB) reassumiu sua cadeira na Câmara, depois de fazer parte do rodízio que oportunizou a Samuel Gisch (PDT) o período de dois meses no Legislativo. Alberto Sausen (PTB) foi outra novidade na sessão de ontem à noite, ele que está substituindo, por uma semana, o colega André Kaufmann (PTB). No caso do PSB, Paulinho Tirelli (foto) entrou na vaga de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que saiu para tratar de assuntos de interesse pessoal.
Segundo apurou a coluna, Tiago Quintana é o nome de consenso do PDT para suceder Sid Ferreira na presidência do partido. O edital deve ser lançado nos próximos dias e a chapa única – que será montada por Quintana – apresentada.