Vereador de oposição e crítico contumaz do governo, Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), entrou em contato com a coluna para fazer um contraponto ao tópico publicado na edição de quinta-feira, 14, no qual um servidor público técnico se dizia surpreso pela habilidade do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) em tocar as agendas referentes a reformas que, no futuro, devem aliviar os cofres públicos, bem como os resultados obtidos. “Não sei quem é, mas lhe asseguro que não passa de um puxa-saco para defender tamanho disparate”, escreveu o parlamentar.

De acordo com ele, “o plano de carreira dos servidores públicos existe e foi conquistado a duras penas, ao longo de anos de luta, e serve para compensar o que não temos em relação à iniciativa privada”. Muchila destacou ainda que “as horas extras lá, quando realizadas aos domingos e feriados, é 100%, já no serviço publico é 50% e não temos FGTS, tampouco multa de 40% na rescisão, e a nossa insalubridade também é em índices menores”. O socialista, servidor público de carreira, encerrou afirmando que “dar voz e incentivar estes retrocessos prejudica quem mais precisa do serviço público, que é a comunidade mais carente”.

Parabéns, Cassiane! Os 30 anos finalmente chegaram

Hoje o abraço é gigante e mais do que especial. Ele vai para a minha companheira, minha cara metade, que me deu a pequena Lívia. Namorada, noiva, esposa e parceira das horas boas, das ruins também, de trabalho e de vida. É exemplo e inspiração, doçura e razão. Parabéns, Cassiane! Eu e a nossa princesinha te amamos muito, assim como nossas famílias e nossos amigos. Tua maturidade, aos 30 anos, que completa neste sábado, dia 16 de outubro, é algo impressionante. Que Deus te proteja sempre, que te dê muitos anos de vida, para que possa semear coisas boas por onde passa, como está acostumada a fazer. Um feliz aniversário!

Terceiro suplente do MDB, Nilson Lehmen assume

Nilson Lehmen (MDB) está de volta ao Poder Legislativo. Com os 405 votos que recebeu na eleição de 2020, ficou com a terceira suplência do partido e, agora, ganha oportunidade, pelo período de dois meses, na vaga de Gilberto dos Santos, que está na Secretaria de Desenvolvimento Rural. André Puthin e Helena da Rosa, respectivamente primeiro e segundo suplentes da legenda, também já assumiram na atual legislatura. Ele é quem fica mais tempo na Casa. Ela permaneceu por 60 dias. Experiente na política, Lehmen já presidiu o Legislativo de Venâncio Aires e concorreu a prefeito e a deputado federal em outros pleitos. Também ocupou cargo no Governo do Estado, na gestão de José Ivo Sartori (MDB).

Esportivas

• No meu ponto de vista, se não vencer o Juventude, neste domingo, 17, na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio estará virtualmente rebaixado à Série B. O jogo começa às 18h15min. Um triunfo leva o Tricolor aos 26 pontos, que ficaria a dois do próprio Ju e do Santos, que na rodada joga fora de casa contra o Sport, outro da zona de rebaixamento, atualmente com 26 pontos. Depois, os gaúchos terão que buscar pontos contra o Atlético-GO, em domínios adversários. Na sequência, vêm Palmeiras, Atlético-MG e o Gre-Nal. Situação é terrível.

• O Inter, por outro lado, tenta seguir em lua de mel com a torcida. Atual sétimo colocado, com 39 pontos, o Colorado vai a São Paulo, no domingo, 17, para pegar o Palmeiras, que tem 40 pontos e está em quinto lugar. O confronto está marcado para as 16h e, quem vencer, provavelmente termina a rodada no G-4 da competição nacional, que garante vaga direta para a Libertadores da América do ano que vem. Aos poucos, Diego Aguirre vai montando um time consistente na defesa e ágil na transição, coisa rara no futebol de atualmente. Faz diferença.

• Guarani encerra a participação na Divisão de Acesso neste domingo, 17, diante do Guarany de Bagé, no Edmundo Feix, em Venâncio Aires. O duelo está marcado para as 15h. Não veio a classificação, mas fica o sentimento de que dá para melhorar em 2022, fortalecendo a estrutura do clube e levando o torcedor de volta ao estádio.

• Fora da Liga Nacional de Futsal (LNF), a Assoeva começa a disputa das oitavas de final do Gauchão contra a AVF, neste sábado, 16, às 20h, na casa do adversário. É hora de ir em busca do tricampeonato estadual, fato que pode estimular os apoiadores a manterem o clube na competição nacional do próximo ano – o que a gente sabe que será difícil.

• Neste domingo, 17, serão conhecidos os campeões da Copa Serrana. Nos titulares, Avante e São Luiz, que ficaram no 1 a 1 na partida de ida, disputam o título. O Avante joga pelo empate, em casa, a partir das 15h30min, para ficar com o tetracampeonato. Ao São Luiz resta vencer. Nos Aspirantes, a partir das 13h30min, o confronto é entre River Plate e Aert. Com a derrota sofrida por 2 a 0 no primeiro jogo, o River precisa vencer para levar a disputa do caneco para as penalidades. Qualquer outro resultado dá a taça ao time de Vila Teresinha. Fim de semana de muito esporte.