O clima, certamente, vai esquentar na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires nas próximas sessões. Isso porque, na reunião de ontem à noite, foram lidos os enunciados de dois projetos de resolução, ambos de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que sugerem a suspensão de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), das atividades parlamentares. O socialista enfrenta dois procedimentos na Comissão de Ética e, se os relatórios apresentados forem aprovados em plenário – necessidade de oito votos, a chamada maioria simples -, ele pode ficar até quatro meses afastado da Câmara, sem receber o salário de vereador.
Um dos relatórios, cujo denunciante é Everton Dias (PDT), sugere a suspensão de Muchila por dois meses. É o caso em que o parlamentar do PSB chamou o colega, entre outras coisas, de “oportunista barato”, “vereadorzinho”, “capacho do prefeito” e “leviano, pequeno e medíocre”. O outro processo, deflagrado por Dudu Luft (PDT) – por exposição de informações sigilosas relativas a um processo judicial – pode acabar com quatro meses de suspensão para Muchila. Embora a soma de seis meses, o vereador ficaria longe da Casa do Povo por, no máximo, quatro meses, já que as suspensões não acumulam. Agora lidos, os dois projetos seguem para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A previsão é que sejam apreciados em plenário na última sessão do ano, em 17 de dezembro.
Caso a suspensão seja confirmada, a vaga de Muchila será ocupada por um suplente do PSB. A primeira da lista é Sandra Wagner, que está atualmente na Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e, considerando o pouco tempo na Câmara, pode optar por permanecer na função. Na sequência, quem aparece é Robinho Nunes, que inclusive já assumiu a cadeira de Muchila na atual legislatura. Outra informação interessante, apurada pela coluna, é de que a suspensão, se concretizada, seria a primeira na história da Casa do Povo de Venâncio Aires. Quem se interessa por política pode acompanhar este espaço, pois pretendo atualizar a situação em tela a cada edição impressa.
Guarani sobe e vai à finalíssima
O Guarani está de volta à Divisão de Acesso e, de quebra, vai decidir o título da Terceirona Gaúcha. No domingo, 30, aplicou uma goleada acachapante no Rio Grande, por 4 a 0, no Estádio Edmundo Feix e, como já havia vencido por 2 a 0 no confronto de ida, garantiu o acesso e a vaga na finalíssima da competição. O duelo será diante da Apafut, de Caxias do Sul, que na outra semifinal superou o São Paulo, outro clube de Rio Grande.
O primeiro jogo é quinta, na Serra, e o segundo domingo, em Venâncio Aires. Ao lado da torcida, o Rubro-Negro tem tudo para ficar com o caneco da Terceirona. No domingo, a atmosfera no estádio foi incrível, com as arquibancadas recebendo mais de mil torcedores à espera da vitória, que veio ao natural. Há um clima de extremo otimismo no ar, já que a equipe do técnico Éder Lazzari joga bom futebol, é aplicada e também tem armas letais contra os adversários. Está chegando a hora do Índio colocar uma taça no armário.
Sessão solene nesta quarta-feira
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realiza nesta quarta-feira, 3, a sessão solene dos 90 anos do Poder Legislativo. Os homenageados receberão o Troféu Câmara Destaque. O escultor João Bez Batti será agraciado com o título de Embaixador de Venâncio Aires, a partir de indicação de Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos).
Já por iniciativa de Alberto Sausen (Podemos), Laides Ribeiro do Nascimento receberá a distinção Zumbi dos Palmares. Débora Kist – jornalista do Grupo Folha do Mate, que é minha colega e comadre – será agraciada com o prêmio Comunicações Petinelli, uma proposta de Nelsoir Battisti (PSD), que também sugeriu o Mérito Educacional para Tatiana Züge Johann.
O Destaque Cultural vai para a Clube Orquestra Venâncio Aires, indicada por Ezequiel Stahl (PL). Luciana Scheibler (PDT) indicou Ivone Dullius Schaefer para o prêmio Voluntário Destaque e Nilson Lehmen (MDB) reconhecerá Anthony Remus Martins com a distinção Destaque do Comércio. Completando as homenagens, a AUBF receberá o Mérito Esportivo, por iniciativa de Dudu Luft (PDT). O encontro inicia às 19h.
Rapidinha
O turno estendido de vacinação passa a ser ofertado, em dezembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gressler, em Venâncio Aires. A sala de vacinas do local atenderá das 11h às 15h30min e das 17h às 19h30min, oferecendo todas as vacinas de rotina para crianças, adolescentes e adultos.