Nos últimos anos, Venâncio Aires se notabilizou, principalmente, por tirar do papel uma série de obras na área da infraestrutura. Não por acaso, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB) capitalizaram muito neste sentido no fim do primeiro mandato. E, além disso, anunciaram importantes obras estruturantes para a gestão que já está em curso. Serão contratados R$ 40 milhões para pavimentação da avenida Leonel Brizola, no Parcão do bairro Aviação; recapeamento da rua Gustavo Büllow, no acesso ao bairro Coronel Brito; asfaltamento do acesso a Vila Arlindo, no interior do município; pavimentação da rua Enith Lenz, no Distrito Industrial; construção da nova sede do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies); e a obra mais esperada de todas: revitalização completa da VRS-816, que se estende do Grão-Pará até a RSC-453, no acesso a Linha Travessa e Vila Palanque.
Ver as coisas acontecendo, em especial demandas que são antigas, é muito satisfatório para uma comunidade, que ganha em qualidade de vida e passa a eleger outras prioridades. Por outro lado, há também diversas situações que não se resolvem e irritam as pessoas. Exemplo são as casas no terreno do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, que nove meses depois da enchente do rio Taquari, que devastou a região, não viraram realidade. O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve no local e, inclusive, aumentou o número de residências a serem erguidas, em total de 72. Mas Estado e Prefeitura ainda não saíram dos trâmites para que as moradias possam, enfim, ser construídas. Enquanto cidadãos, torcemos para que o projeto seja concretizado, pois muitas famílias alimentam o sonho da casa própria após a catástrofe climática. Matéria completa sobre o assunto está nas páginas 20 e 21 desta edição.
Rui deixa a assessoria de Artus
O jornalista Rui Borgmann se desligou do gabinete do deputado estadual Airton Artus (PDT), onde atuou por um ano e cinco meses. A decisão foi tomada em comum acordo, pois Borgmann optou por se dedicar aos afazeres profissionais e familiares em Venâncio Aires. Ao lado da esposa Lucimara e da filha Ana Júlia (abraço para ambas), ele administra a Casa do Vô, estabelecimento que já é tradicional na Capital do Chimarrão pela boa comida e atendimento cordial. Apesar de deixar o Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, Borgmann garante que segue trabalhando para eleger Artus à cadeira titular na Assembleia Legislativa em 2026. “Minha função será como um conselheiro, agora com um olhar de eleitor, uma espécie de ombudsman, que na política é um ouvidor que representa as solicitações de toda a comunidade”, explica o jornalista.
Muchila e Wickert: rivalidade?
Comentários de bastidores dão conta de que o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que está no seu segundo mandato, articula uma forma de crescimento interno no partido. Há quem entenda que isso é normal, mas também existe quem veja a iniciativa como uma tentativa de rivalizar com o ex-prefeito Giovane Wickert, que há algum tempo é o principal expoente da legenda. As especulações começaram a ganhar ainda mais força pelo fato de que Muchila tem citado também o nome de Wickert em momentos de críticas ao deputado estadual Airton Artus (PDT). Não raramente ele contesta a atuação do pedetista em relação às demandas de Venâncio Aires e aproveita para dizer que o socialista “também pouco faz”. Seria um indício de que pretende alçar um voo maior em 2028? E teria ele cacife para isso?
Rapidinhas
Presidente do MDB de Venâncio Aires, Paulo Mathias Ferreira segue no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, onde se recupera de uma infecção generalizada. Ele já foi extubado, mas ainda tem dificuldade para respirar. Ficamos na torcida pela pronta recuperação e retomada das atividades.
Vai aqui um abraço para o amigo Adriano Claudino, que encontrou a colega Débora Kist por aí e comentou que estava com saudade deste espaço. É leitor assíduo, disse ele. Valeu, Claudino! Estamos de volta após as férias.
Gremistas e colorados estão ansiosos pela noite deste sábado, 8. A partir das 21h, na Arena, em Porto Alegre, será disputado o primeiro clássico de 2025. Azuis querem voltar a vencer e vermelhos pretendem manter a boa fase.