Sandra Silberschlag (PP) subiu o tom, na segunda-feira, 15, para rebater manifestações de Nelsoir Battisti (PSD) e do presidente da Câmara, Dudu Luft (PDT). “Não aceito ser alvo de deboche”, afirmou ela, para em seguida citar nominalmente os colegas de situação. Em reunião anterior, Battisti havia dito que o deputado federal Pedro Westphalen (PP) — com quem Sandra mantém estreita relação política — teria sido o responsável pela permanência do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na localidade de Amoras, município de Taquari, na RSC-287, impedindo a transferência para Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, conforme pleito de representantes da Capital do Chimarrão. “Nada teve a ver”, declarou a progressista, em defesa de Westphalen. “Teve sim, posso te garantir isso, vereadora”, insistiu Battisti.
Já em relação a Luft, Sandra se chateou pelo fato de o presidente ter utilizado tom de ironia ao comentar sobre o encerramento das atividades, por falta de movimentação, da Frente Parlamentar de Enfrentamento e Prevenção de Cheias, a qual era liderada por ela. “Fui atacada sem necessidade, e digo com firmeza que não foi por isso que aceitei estar aqui. Não fomos eleitos para debochar, ironizar e diminuir o trabalho dos outros. Fomos eleitos para legislar e buscar melhorias em infraestrutura, segurança, saúde, educação, esportes e tantas outras áreas que fazem a diferença na vida do nosso povo”, comentou, para em seguida acrescentar: “Eu sou médica, mas também vereadora. Cresci num lar político e aprendi a importância do debate público. Aqui estou, para usar a minha experiência e o meu conhecimento a favor da cidade que eu amo”. Ao concluir, lembrou que Luft fazia parte da frente parlamentar.
“Governo parece PT disfarçado”
Ezequiel Stahl (PL) insinuou, na sessão de segunda-feira, 15, que a Prefeitura estaria tentanto esconder da comunidade informações sobre sindicâncias e investigações de possíveis irregularidades no âmbito do Poder Executivo. De acordo com o parlamentar, processos que geralmente podiam ser livremente acessados no portal do Município estariam passando ao status de sigilosos. “O atual governo mais parece PT disfarçado. Estão escondendo as coisas da população, colocando a sujeira embaixo do tapete”, disparou. Durante a manifestação, Stahl citou que a prática estaria sendo empregada desde a denúncia do suposto sumiço de mais de 1,7 mil colchões do Almoxarifado Municipal, mas não especificou que processos estariam, agora, sob sigilo.
Luft: R$ 800 mil para os exames
Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Dudu Luft (PDT) anunciou, na quinta-feira, 17, que destinará R$ 800 mil de sobra orçamentária do Poder Legislativo para exames diversos e cirurgias de catarata. Em parceria com a Prefeitura, que também vai aportar valor para as mesmas finalidades, a expectativa é zerar a fila de espera por alguns exames e reduzir de forma significativa o número de pacientes que aguardam por procedimentos de catarata. “Saúde sempre foi e sempre será um compromisso do meu mandato”, disse o presidente da Casa.
Rapidinhas
Soube que o vereador Everton Dias (PDT) teve atuação decisiva para que o episódio de quinta-feira, 17, à noite, no bairro União, não tivesse um fim trágico. Na ocasião, em uma tentativa de roubo, um jovem desferiu uma facada contra um morador, na região do pescoço. Na fuga, foi detido e linchado por populares, que ficaram enfurecidos com a situação. Everton, que reside no bairro e notou a movimentação incomum, interviu para que os cidadãos não fizessem justiça com as próprias mãos.
Ainda sobre o projeto de lei proposto pelo vereador Alberto Sausen (Podemos), que obriga proprietários de cavalos que circulam à noite a colocarem faixas refletivas nos animais, o colega Nilson Lehmen (MDB) afirmou que pretende fazer uma emenda como forma de contribuição. Segundo ele, é importante que proprietários de equinos da área rural também utilizem as faixas refletivas nos animais, no sentido de reduzir a possibilidade de acidentes nas estradas do interior. Durante a semana, recebi uma mensagem dando conta de que o projeto já teria pareceres contrários e não passaria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Vamos aguardar.
Que tenhamos todos um ótimo 20 de setembro. Bom fim de semana.