É questão de tempo o anúncio oficial do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), sobre a assinatura do aditivo contratual do Município com a Corsan. Embora não tenha ‘cravado’ a decisão, já sinalizou neste sentido, justificando que não há tempo hábil para um processo de municipalização da água e do esgoto, bem como não há recursos para a indenizar a estatal. Com isso, no dia 16 de dezembro, ele vai assinar o aditivo que prevê a parceria até 2062, a partir de uma proposta que tem em mãos. O Sindiágua já se manifestou contrário ao aditivo e, também, à privatização da Corsan, o que deve acontecer em 2022 (leia reportagem completa na página 11).

Spies entra na pauta

A boa gestão à frente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) nos últimos dois anos e meio fez o nome do advogado Luciano Spies entrar na pauta política de Venâncio Aires. Tenho ouvido várias pessoas comentarem sobre a repercussão positiva que teria a apresentação dele para uma eleição à Câmara ou até mesmo à Prefeitura, em cabeça de chapa ou compondo a majoritária. Quando alguém cita o seu nome, não noto rejeição. Pelo contrário: “surpresa” e “golaço” foram as palavras que mais ouvi até hoje. À coluna, Spies declarou que não sabe como surgiram os comentários, que não foi procurado por nenhum representante de partido político e que nunca teve esta pretensão. Indagado se descartaria a possibilidade por completo, respondeu: “Neste momento, sim”. É provável que seja ‘assediado’ muito em breve.

Celso Krämer otimista

Oficialmente filiado ao Podemos, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Celso Krämer acredita que pode ser beneficiado pelo fato de que o partido não tem deputados estaduais eleitos e, dessa forma, todos partiriam em igualdade para o pleito do ano que vem. Ou seja, precisa ficar entre os mais votados do partido para chegar à Assembleia Legislativa. E faz projeção de que, talvez, com pouco mais de 20 mil votos, garanta uma cadeira no Palácio Farroupilha. Também afirma que representantes da legenda no estado estarão fortalecendo a sua pré-candidatura, a exemplo do deputado federal Maurício Dziedricki. Está otimista e confiante, como sempre, antes da eleição.

Dupla no Brasileirão

Grêmio venceu duas em sequência, mas tem que ganhar de novo hoje, do Flamengo, para seguir vivo na luta contra o rebaixamento. Confronto é às 21h, na Arena. Inter perdeu duas seguidas e já é oitavo no Brasileirão. Joga amanhã, no Maracanã, contra o Fluminense, às 21h30min. Parece estar mais interessado na queda do arquirrival e, com isso, pode complicar a vaga para a Libertadores.