Os venâncio-airenses têm uma decisão a tomar: querem ou não que o Edifício Storck siga sediando o Museu? Se a resposta for positiva, tudo indica que deverão sinalizar isso aos poderes Legislativo e Executivo, que estão sendo demandados neste sentido. Isso porque o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) não consegue mais arcar com as despesas para manutenção do local que guarda toda a história da cidade. Inicialmente, há necessidade de aporte no valor de R$ 500 mil, mais ou menos, montante que será destinado para a instalação de um elevador, custeio de projeto para melhoria da acessibilidade do prédio e reformas estruturais pontuais. “Isso se a gente conseguir que alguém aqui de Venâncio Aires faça os trabalhos. Se tivermos que contratar especialistas em museus, aí estamos falando de milhões de reais”, diz o médico aposentado e tesoureiro do Nucva, Flávio Seibt. O presidente da Câmara, Benildo Soares (Republicanos), prometeu destinar parte das sobras orçamentárias para a causa. Vários outros parlamentares também acenaram com emendas impositivas. Depois da Fenachim, os integrantes do Nucva querem se reunir com o prefeito Jarbas da Rosa para fazer novo pedido de ‘socorro’. A municipalização do Museu é possibilidade latente neste momento.

Ruas precárias no MP

Corsan e Encosan admitiram, em reunião no Ministério Público, que não têm entregue em boas condições algumas vias que sofrem intervenções relacionadas ao esgotamento sanitário em Venâncio Aires. A Prefeitura informou que não está “recebendo formalmente” as ruas em mau estado e que, além dos problemas admitidos, tem levado ao conhecimento de Corsan e Encosan outros pontos em condições precárias. As responsáveis pelas obras têm intenção de restaurar os trechos com mais irregularidades no período de 60 dias, a depender das condições climáticas.

Rapidinhas

• De hoje até o dia 15, tudo é Fenachim. Venâncio Aires volta a realizar a Festa Nacional do Chimarrão, seu maior e mais tradicional evento. A expectativa para a 16ª edição é de um excelente público, até porque a população está querendo muito aproveitar os momentos de integração, após mais de dois anos de pandemia.

• O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), confirmou ontem que estará em Venâncio Aires nesta sexta-feira, 6, para participar da abertura da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Mais do que isso, Ranolfo fará a instalação do governo no Parque, junto ao gabinete do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), em espaço que fica sobre o pórtico.