Falta muito pouco para o dia 2 de outubro, quando vamos todos às urnas para escolher presidente e vice, senadores, governadores, deputados federais e deputados estaduais. Estou muito curioso pelo resultado deste pleito, considerado o de maior polarização, a nível, nacional, das últimas décadas. Somente a apuração vai tirar as nossas dúvidas por completo, pois todo mundo diz que o seu candidato de preferência vai vencer.
E, assim que as eleições gerais tiverem uma definição, certamente vamos passar por períodos de turbulência e eventual contestação, para que somente depois a poeira baixe. Aí, as atenções se voltarão para as eleições municipais de 2024. Isso porque, embora faltando dois anos para a próxima ida às urnas, muita coisa terá que se resolver até abril do ano da eleição.
Aqui em Venâncio Aires teremos – escrevam aí! – muitos políticos mudando de partido, especialmente aqueles que detém cargos eletivos e só estão aguardando a janela de transferências. Só não fazem antes porque perderiam seus mandatos. Tem partido que pode praticamente sumir, outros que devem surgir e ressurgir. O cenário político vai passar por uma transformação.
Advogado faz desabafo polêmico
Há muito tempo uma notícia da área policial não repercutia tanto quanto a do acidente que acabou com a morte de uma mulher de 62 anos, no bairro Bela Vista, na quarta-feira, 7. Isso porque a condutora do veículo que atropelou a vítima – que cuidava do neto em uma pracinha – foi solta um dia após a ocorrência, depois de participar de audiência de custódia, no Fórum de Venâncio Aires. Gustavo Bretana, advogado de defesa, destacou que o fato de a suspeita ser primária e não ter histórico de cometimento de delitos, pesou para o relaxamento da prisão.
Só que, assim que a informação foi publicada, uma enxurrada de críticas ganhou as redes sociais. Familiares da vítima, inclusive, postaram mensagens manifestando incredulidade em razão da decisão da Justiça de conceder liberdade à condutora. E o próprio Bretana desabafou, por estar sendo alvo de comentários negativos. “Como é fácil julgar pelas redes sociais sem ter conhecimento de absolutamente nada do que de fato aconteceu. Mais empatia e menos hipocrisia”, declarou. A cliente de Bretana foi solta, com obrigação de comparecer a todos os trâmites judiciais.
De acordo com o defensor, ela está muito abalada. Por outro lado, os familiares pedem justiça e entendem que a condutora deveria seguir detida. É compreensível que o profissional se sinta pressionado, uma vez que não foi ele que cometeu o crime, mas precisa atuar como em qualquer outro caso. Em se tratando de Direito Criminal, advogados se deparam o tempo todo com este contexto: precisam defender quem está sendo apontado pela sociedade. No entanto, não há como confortar uma família que perde um ente querido desta maneira. É uma situação extremamente delicada e que, certamente, ainda vai dar muito o que falar.
Velórios: perguntar não ofende
Nos últimos meses, muito se tem ouvido a respeito da dificuldade das famílias em relação aos atos fúnebres de entes queridos. Quem não é associado a alguma entidade, precisa pagar por um espaço particular e, como sabemos, muitos cidadãos não têm condições financeiras para custear os serviços. Em momentos dolorosos, de perda de pessoas que tanto amamos, não deveríamos passar por isso. Mas esta é a realidade que vivemos.
Há quem defenda a reforma e reabertura das Capelas Mortuárias Paul Harris, que estão interditadas, e quem queira a construção de um novo espaço para os velórios, preferencialmente nas proximidades do Cemitário Municipal, no bairro São Francisco Xavier. Independente do que for acontecer, deixo aqui uma indagação que me foi passada por um leitor: “Que tal disponibilizarem o Pavilhão São Sebastião Mártir, que fica no Centro e tem espaço suficiente, para velórios, enquanto não há solução definitiva?”
Rapidinha
Nasceu nesta sexta-feira, dia 9 de setembro de 2022, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a Laura, filha da colega Juliana Bencke, editora de Cadernos Especiais da Folha do Mate, e do amigo Ismael Schuh. Fica aqui o desejo de que este anjinho tenha uma vida cheia de saúde e encha a família de felicidade. Curtam muito este momento, porque é tudo de bom!