A Câmara aprovou, nas duas últimas sessões ordinárias, projetos de lei que beneficiam moradores da rua Augusto Silveira de Moraes – popularmente conhecida como Corredor dos Gauer – e da Estrada de Linha Hansel. Nos dois casos, os parlamentares votaram pela isenção da cobrança de Contribuição de Melhoria, um tributo que pode ser exigido pelo Município quando há a realização de uma obra pública e uma valorização imobiliária decorrente desta obra. No caso da Estrada de Linha Hansel, a votação foi tranquila, mas em relação ao Corredor dos Gauer teve polêmica. Isso porque, inicialmente, estava prevista a cobrança do tributo de proprietários de imóveis ao longo da via, que já está totalmente pavimentada e liga os bairros Santa Tecla e Bela Vista. De acordo com informações do Executivo, um erro no projeto original poderia levar o Município a ter perdas consideráveis em caso de cobrança de valores, que decorreriam de prováveis ações judiciais. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) informou, inclusive, que há uma sindicância em andamento para apurar responsabilidades. Assim que tiver novidades a respeito do assunto, trarei atualizações.
Sandra Wagner, a Emater e os aluguéis
Sandra Wagner (PSB) gostou da notícia de que o escritório municipal da Emater deve passar a atender no local onde hoje está a agência da FGTAS/Sine de Venâncio Aires. Por outro lado, se disse preocupada com os gastos da Prefeitura com aluguéis, uma vez que o Sine irá para um prédio na rua Tiradentes, juntamente com a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Nos bastidores, um vereador de situação largou a seguinte alfinetada: “Quando as secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente saíram do prédio antigo para um novo local, com preço muito mais elevado, na gestão passada, não vi a vereadora Sandra se mostrar preocupada”.
Dengue avança em Venâncio e preocupa
Dengue está avançando em Venâncio Aires e preocupando cada vez mais as autoridades sanitárias. De 273 notificações feitas até sexta-feira, 22, houve um total de 113 casos confirmados, três deles importados. Há ainda 146 casos em análise e 14 amostras tiveram resultado negativo. Uma pessoa está internada no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) em razão de complicações decorrentes da doença. Todo cuidado é pouco e também é hora da conscientização de todos em relação às dicas de prevenção, para que a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti seja estancada e os venâncio-airenses estejam seguros.
Município confirma a 143ª morte por Covid
O boletim Covid da Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, divulgado na sexta-feira, 22, trouxe a informação de que o município registrou o 143º óbito por coronavírus. A vítima é uma mulher de 54 anos, que estava internada desde o dia 2 de abril e faleceu segunda-feira, 18. Ela tinha três doses e comorbidades. A última morte em decorrência da Covid-19 havia sido registrada no dia 16 de fevereiro.
Rapidinhas
• Informação que chega à coluna é de que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) não tem tido dias tranquilos. Durante a semana, pelo menos dois episódios, em diferentes secretarias, teriam incomodado o gestor. Lembrando que, em outra oportunidade, ele já reuniu servidores para pedir foco no trabalho e fim da rádio corredor.
• Os vereadores de oposição têm se mostrado incomodados com uma ‘tática’ adotada pelo líder de governo no Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT), que faz análise dos votos dos colegas durante a apreciação de projetos, em especial os mais polêmicos. Ruppenthal é o mais ferrenho defensor da Administração na Câmara e tem tido o suporte de César Garcia (PDT), ambos integrantes da Mesa Diretora.
• Diego Wolschick (PTB) está solicitando que o Executivo busque alternativas para a repintura das faixas de segurança da ERS-422, bem como a colocação de tachões em alguns pontos da rodovia, para evitar que os condutores de veículos imprimam velocidade acima do permitido. Ele destaca que é preciso firmar parceria com o Governo do Estado, responsável pela rodovia, para a manutenção.
• Luciana Scheibler (PDT) comentou, na sessão da Câmara de segunda-feira, 18, que pretende dar atenção ao motofrete. De acordo com ela, em razão do aumento do número de profissionais e até empresas do setor, seria conveniente Venâncio Aires estabelecer regras para este tipo de prestação de serviço.
• “Estão desesperados”, afirmou o vereador Gerson Ruppenthal (PDT) ao ouvir de colegas da oposição que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) estaria segurando cargas de material para colocar nas estradas mais perto da eleição, como forma de beneficiar Airton Artus (PDT), pré-candidato a deputado estadual.