Venâncio Aires - Na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 24, Ezequiel Stahl (PL), ao fazer comentário sobre as multas aplicadas no estacionamento rotativo, afirmou que o atual governo “mete a mão no bolso do cidadão na cara e na coragem”. A manifestação ocorreu no momento em que o parlamentar repercutia o projeto do Poder Executivo que prevê o pagamento de jeton para os integrantes da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), o qual criticou, em especial pelo valor a ser repassado aos servidores.

Mais do que depressa, o líder de governo na Casa do Povo, Nelsoir Battisti (PSD), lembrou que o valor do jeton foi estipulado por decreto em 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), período em que o próprio Stahl era líder de governo. Ainda a respeito das multas aplicadas no estacionamento rotativo da área central, o vereador Nilson Lehmen (MDB) pediu que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) suspenda os seus efeitos. “São casos flagrantes de ilegalidade”, argumentou.

A novela da direita e da esquerda

Na segunda-feira, 24, Nelsoir Battisti (PSD) falava a respeito do elevado número de brasileiros — e também imigrantes — que dependem de benefícios do Governo Federal, inclusive comparando com os aposentados que recebem apenas um salário mínimo “depois de terem trabalhado uma vida inteira”, quando atendeu ao pedido de aparte da colega Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que fez o seguinte comentário: “O povo tem o presidente que merece”, em claro posicionamento contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo ela, foi o responsável por abrir as fronteiras do país e é o símbolo maior do socialismo.

Tudo indicava que Battisti concordaria com Claidir, no entanto, ele surpreendeu todos dizendo que é hora de parar de falar em direita e esquerda. “Ninguém aguenta mais essa novela, de olhar para um lado ou para o outro. Tem que olhar para o meio”, argumentou, para em seguida mencionar que quem aumentou o valor do Bolsa Família para R$ 600 mensais, em média, foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O vereador do PSD sugeriu que os brasileiros pensem em alternativa para comandar o Brasil, que não seja Lula nem Bolsonaro. “Nem um, nem outro”, disse.

Esporotricose: vereadores atentos

Vereadores da causa animal, Alessandra Ludwig (PDT) e Nilson Lehmen (MDB) — ela desde sempre, ele mais recentemente — manifestaram preocupação com o surto de esporotricose, que, segundo eles, já atinge os bairros Morsch, Brígida e Battisti. Trata-se de uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix, encontrado no solo, em plantas e, principalmente, em gatos infectados. A transmissão ocorre pelo contato com o fungo através de lesões na pele, como arranhões ou mordidas de animais infectados.

Também pode ser ocasionada em decorrência de ferimentos durante atividades como jardinagem.
Os sintomas da esporotricose incluem feridas, úlceras e nódulos na pele, que podem se espalhar ao longo do sistema linfático. Para os animais, pode ser fatal. No caso dos humanos, não costuma causar problemas de maior intensidade. Como forma de prevenção, deve-se usar luvas, roupas e sapatos adequados ao realizar atividades de jardinagem, proteger-se do contato direto com feridas em animais e manter gatos com feridas em casa, inclusive castrando-os para diminuir o comportamento de sair e brigar. “Precisamos evitar o alastramento”, diz Alessandra.

Rapidinhas

  • Após Everton Dias (PDT) falar a respeito da dificuldade do Plantão Obstétrico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a vereadora Dra. Sandra Silberschlag (PP), médica ginecologista e obstetra, contribuiu com sua impressão. Segundo ela, “é grave a situação e Prefeitura e hospital precisam fazer uma intervenção imediata”. Sandra lembrou que o plantão foi terceirizado por dois motivos principais: profissionais com idade avançada, que já não estavam dispostos a trabalhar tanto tempo, e atrasos de pagamentos por parte do HSSM.
  • Só boas vibrações para atletas, comissão técnica e diretoria do Guarani, que neste domingo, 30, tem tudo para confirmar o retorno à Divisão de Acesso. A presença da torcida é fundamental para consolidar o acesso e a vaga na final da Terceirona. Com quem eu converso, ouço que o grupo é muito focado, dedicado e, o mais importante: tem qualidade e merece ficar marcado na história do Índio de Venâncio Aires. Aliás, se tudo der certo — e vai dar —, a missão das lideranças do Guarani passa a ser a manutenção de uma base para a próxima temporada.