Os bastidores da visita de Leite

A visita do governador Eduardo Leite (PSDB) a Venâncio Aires, na terça-feira, 11, levou dezenas de lideranças políticas a Vila Estância Nova e Vila Mariante. E, claro, os bastidores sempre rendem ótimas histórias. Logo que Leite desceu do helicóptero, uma multidão foi na sua direção. O prefeito Jarbas da Rosa e o deputado estadual Airton Artus, ambos do PDT, foram os primeiros a estender a mão ao governador. Na sequência, Giovane Wickert – pré-candidato a prefeito pelo PSB e que recentemente deixou função na Secretaria de Obras Públicas do Estado – e André Kaufmann (PSDB), vereador que é cotado para compor a chapa majoritária como vice de Wickert foram até o governador. Junto deles estava Augusto, filho do socialista, que foi conhecer Leite.

Neste momento, do meio da ‘multidão’ veio um comentário para que o governador cumprimentasse e fizesse uma foto com prefeito e vice da próxima gestão, se referindo a Wickert e Kaufmann, que atualmente fazem oposição à Administração de Jarbas da Rosa. Mais que depressa, uma integrante da base governista ‘saltou’ e largou alguma coisa do tipo “pode ser que não”. O episódio seguiu rendendo durante a visita, pois muita gente que acompanhava a agenda de Leite estava mesmo era interessada na eleição municipal. Mas, claro, querendo e correndo atrás de um registro do momento com o governador para alimentação das redes sociais.

Izaura articula com secretário

A vice-prefeita Izaura Landim (MDB) fez importante articulação junto ao secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, durante a visita dele e da comitiva de Eduardo Leite a Venâncio Aires, na terça-feira, 11. Depois de cumprimentar e trocar algumas palavras com o governador, ela conversou com Costella no pátio da Escola Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova.

Como já sabia que as ERSs 244 (Venâncio Aires a Vale Verde) e 130 (Vila Mariante) estariam na pauta do Governo do Estado, pediu providências em relação à VRS-816 e teve boas notícias. Eu estava por perto e ouvi o secretário confirmar a Izaura que a rodovia, que inicia no Acesso Grão-Pará a vai até Vila Palanque, receberá atenção. “Está no nosso planejamento, sim. Sabemos desta demanda de Venâncio Aires”, afirmou Costella. Ele completou dizendo que os orçamentos referentes a muitas obras estão sendo revistos após as enchentes, mas reiterou que haverá equipes trabalhando na 816 ainda este ano.

Crise interna no Republicanos

Tenho mencionado aqui, com alguma frequência, o que podemos chamar de ‘crise existencial’ do Republicanos. O partido tem recebido sondagens de todos os lados, o que está deixando os integrantes cada vez mais em dúvida de que caminho seguir pensando na eleição deste ano. Há quem queira permanecer na base do governo e apoiar Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) à reeleição, mas também os que são favoráveis à saída da Administração, com possibilidade de suporte a outras pré-candidaturas. A diretoria da legenda até se reuniu na noite de terça-feira, 11, para tentar chegar a uma decisão, mas o desfecho ficou para a próxima semana. Há muita divergência interna e ninguém tem certeza do que vai acontecer. Trago mais informações na edição deste fim de semana.

Rapidinhas

Sid Ferreira (PDT) voltou com tudo para a Câmara, depois de ter sido secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos. Na sessão de segunda-feira, 10, ele, que não é muito de entrar em discussões mais acirradas, foi para o embate de forma um pouco mais ríspida em duas oportunidades. Primeiro, rebateu André Kaufmann (PSDB), que teria insinuado que o trabalho de desassoreamento do arroio Castelhano feito na atual Administração não deu resultado. Depois, respondendo a críticas dos vereadores de oposição, mandou até uma brincadeira, coisa que raramente faz: “Até podem desviar das obras pra não verem, mas é difícil, de tanto que tem”.

Hoje é um dia muito especial. Meu pai, Carlos Roberto Dickow, está completando 70 anos. Nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a interação vai ser pelo telefone, em uma chamada de vídeo, como ele gosta. Mas, no sábado, 15, estaremos juntos, em Cachoeira do Sul, para celebrar a vida. Quem acompanha este espaço sabe que o Beto teve dias complicados recentemente, mas se restabeleceu para chegar às sete décadas e receber os abraços da família e dos amigos. Te amo muito, pai. Que Deus te conceda vida longa e que possa continuar cativando pessoas, como fez a vida toda.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido