A Folha do Mate completou ontem 53 anos de atividades em Venâncio Aires. Há 10 anos faço parte, com muito orgulho, da empresa, responsável por levar informação com credibilidade, imparcial e precisa, aos leitores da Capital do Chimarrão e região. Mais recentemente, com a aquisição da Rádio Terra 105.1 FM, o grupo se fortaleceu e segue com o propósito de parceria com a comunidade. Feliz da cidade que tem o seu jornal impresso e outros veículos de comunicação.

Apesar de todos os avanços tecnológicos que tivemos nas últimas décadas, a verdade ainda é segredo para o sucesso. E, de verdade, a gente – Folha do Mate e Terra FM – entende muito bem. Que venham muitos outros anos pela frente. Parabéns a todos os que fazem da Folha do Mate um dos mais longevos e tradicionais jornais impressos do Rio Grande do Sul. Aliás, a título de registro, a Folha do Mate tem sido, com alguma frequência, um dos maiores jornais do estado, em números de páginas, no fim de semana. Talvez o maior, em algumas oportunidade. Não é pouca coisa. Tem muita gente boa dando a sua contribuição.

Claidir pede banheiros no Parcão

A área do Parcão, localizada no bairro Aviação, é tema frequente nos pronunciamentos dos vereadores. Recentemente, Sandra Silberschlag (PP) fez cobranças ao Executivo no sentido de que melhorias sejam implementadas no local, tanto para possibilitar a prática de esportes, quanto para garantir uma melhor experiência a quem procura o espaço para atividades de lazer. Agora, quem trabalha uma pauta relacionada ao Parcão é a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos). Ela está solicitando à Prefeitura que estude a viabilidade de instalação de banheiros públicos, que possam servir à comunidade. Segundo Claidir, os sanitários são “essenciais para garantir conforto, higiene e qualidade nos espaços coletivos”

‘Juventude Segura’ tramitando

Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires o Projeto de Lei número 163, de autoria do Executivo e que prevê a criação do programa ‘Juventude Segura’. Os objetivos são prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes; promover reflexão e desenvolver habilidades para tomada de decisões seguras e responsáveis; e promover a proteção da família.

A execução se dará mediante o desenvolvimento de ações preventivas, educativas e socioassistenciais voltadas à conscientização sobre os riscos e consequências do uso de drogas e da violência; capacitação de crianças e adolescentes para favorecer escolhas conscientes e responsáveis, livres da influência de drogas e violência; fortalecimento da cultura da paz, do amor-próprio e a construção de uma sociedade mais saudável e segura; e a conscientização das famílias sobre os cuidados para afastar as crianças e adolescentes das drogas e violência através da rede socioassistencial.

Rapidinhas

O vereador Diego Wolschick (PP) está sugerindo ao Poder Executivo que crie e identifique a ‘Rota das Cabanas’, incluindo os pontos turísticos onde as estruturas estão localizadas. Conforme ela, a intenção é dar mais visibilidade aos empreendimentos que vêm sendo criados. “A intenção é fomentar o turismo no nosso município”, resume o vereador do PP.

As solicitações de manutenção e patrolamento de vias do interior do município aparecem como as mais numerosas na pauta da Câmara de Vereadores do início desta semana. Tanto parlamentares de oposição, quanto governistas pedem atenção para variados trechos, nas mais diversas regiões rurais. A chuva dos últimos dias tem contribuído para a piora das estradas.

Luciana Scheibler (PDT) está solicitando ao Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, que amplie o horário de atendimento das unidades de saúde neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, em dias específicos da semana, estendendo o funcionamento para o turno da noite, a fim de possibilitar consultas, exames e agendamentos de mamografias para as mulheres que não conseguem comparecer em horário comercial.

Infelizmente, o que se anunciava aconteceu: uma morte em um dos desvios na RSC-287. Cristiano Crippa Vogt, de 45 anos, foi a vítima. Nos próximos dias, certamente a pressão sobre a concessionária Rota de Santa Maria vai aumentar.