Depois da assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires, realizada na quinta-feira, 6, na Câmara de Vereadores, notei muitas pessoas se perguntando se a paralisação de um dia do funcionalismo, marcada para quinta-feira, 13, poderia acarretar desconto nos salários. Uma pesquisa me levou a uma tese do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que “a A administração Pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, em virtude da suspensão do vínculo funcional que dela decorre, permitida a compensação em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público”. A paralisação de um dia, segundo especialistas da área consultados pela coluna, abriria possibilidade de desconto, já que a não concessão de aumento real aos servidores não constitui ato ilícito. Resta saber como o Executivo vai se posicionar em relação ao episódio.

John Deere vai instalar unidade

Está confirmada a instalação, em Venâncio Aires, de uma unidade da Alvorada Sistemas Agrícolas para a Metade Sul, concessionária John Deere. Conforme informado pela equipe da unidade de Cachoeira do Sul – para a qual a loja da Capital do Chimarrão vai responder -, os trâmites agora dependem das definições da John Deere internacional, que define as características e proporção da unidade. O que se sabe até o momento é que o empreendimento será instalado em uma rodovia, nos padrões das demais lojas. A informação foi confirmada pela colega Cassiane Rodrigues.

Artus: roteiro no Vale dos Sinos

O deputado estadual Airton Artus (PDT) cumpriu, recentemente, roteiro pelo Vale dos Sinos. Esteve com o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi (PT), com quem conversou sobre os diques que protegem o município das enchentes e enxurradas e investimentos ligadas à tecnologia. Visitou uma fábrica de semicondutores, onde foi recebido por professores da Unisinos e por diretores da empresa. O deputado conheceu o processo de criação e industrialização dos componentes eletrônicos de ponta.

Foi ainda a uma universidade focada nos cursos de pós-graduação em Teologia, que é ligada ao sistema Sinodal de ensino. Por fim, Artus esteve no CTG Sinuelo, que fica localizado no bairro Feitoria – um dos maiores de São Leopoldo, com 68 mil pessoas -, para participar de um encontro com mais de 100 lideranças com o objetivo de discutir o momento atual da política e as composições para as próximas eleições, em outubro de 2024.

Rapidinhas

• Vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) assina artigo que está sendo publicado na página 6 desta edição. No texto, ela comenta sobre episódios recentes da Câmara, a respeito de sua orientação política e garante que seus acordos e alianças são sempre respeitados. “Qualquer alteração de conduta não é feita com falácias ou covardemente”, diz. Gosto de políticos que se posicionam. Vale a pena a leitura do artigo.

• Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), está anunciando nas redes sociais o início de um novo projeto. É o podcast ‘Muchila sem filtro’, que segundo ele tem como objetivo discutir com a comunidade os problemas da cidade e o que precisa ser feito, de fato, em busca da resolutividade. De acordo com ele, semanalmente um episódio será disponibilizado.