É cada vez mais provável que as eleições municipais ocorram até o fim do ano. Por isso, os partidos começam a se movimentar com mais intensidade, inclusive anunciando pré-candidatos à majoritária, que serão ou não confirmados nas convenções, a partir do mês que vem. Confira como está o cenário com as atualizações das últimas semanas.
PSL: Anunciou nesta sexta-feira, 12, os nomes de Claidir Kerkhoff (presidente), Dirceu Becker (vice) e George Losekan como pré-candidatos à Prefeitura. Quer fazer parte de uma chapa de direita, mas não descarta coligar com outra legenda, neste caso indicando o vice.
Cidadania: Há alguns dias, o presidente Acemar da Silva, o Zequinha, afirmou que o partido tem três pré-candidatos à Prefeitura: Rudimar Spader, Lotário Baron e Guilherme Haas. Ele não descarta realizar a convenção de forma virtual e diz ainda que a sigla tentará, pelo menos, a indicação de um candidato a vice em eventual coligação.
PSB e PTB: O prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) vão tentar a reeleição em 2020. Falam em realizar pesquisa para saber qual é o melhor nome, mas todos sabem que a candidatura de Wickert é natural e que Krämer deve tentar a Prefeitura em 2024.
PDT: Jarbas da Rosa é o pré-candidatos ao Executivo. Tudo aponta para um repeteco da disputa contra Giovane Wickert (PSB), a exemplo do que ocorreu em 2016, quando o médico foi derrotado por 254 votos.
PSDB: O presidente Vinícius Medeiros, e os empresários Alexandre Wickert e Marcolino Coutinho foram lançados como pré-candidatos à Prefeitura. A sigla articula aliança e pretende, pelo menos, ter um nome para vice em chapa majoritária.
MDB: Os vereadores Gilberto dos Santos, Helena da Rosa e Izaura Landim são cotados para a majoritária. Um deles deve ser confirmado como candidato a vice na chapa encabeçada por Jarbas da Rosa (PDT).
Progressistas: Luiz Fernando Staub, o Ratinho, é o pré-candidato do partido ao Executivo. No entanto, em razão do coronavírus e dificuldade para campanha, ele já sinalizou que pode retirar o nome, pois está em isolamento em Porto Alegre.
PT: Oficialmente, a legenda ainda não lançou pré-candidatos. O presidente Cesar Schumacher e os ex-vereadores José Cândido Faleiro Neto e Vilson Gauer estão entre as possibilidades para a majoritária.