PDT comandará 10 secretarias

Com os anúncios do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) sobre a composição da linha de frente para o início do segundo mandato, um número ‘grita’: o partido do chefe do Executivo ficou com nada mais, nada menos, do que 10 secretarias – considerada também a Procuradoria Jurídica. Republicanos (Camilla Capelão, na Habitação e Desenvolvimento Social), MDB (Ricardo Landim, no Desenvolvimento Rural) e PSD (Marcos Hüttmann, no Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) são as exceções.

Republicanos e PSD estão mantendo uma secretaria cada, mas o MDB perde uma pasta. O presidente da sigla, advogado Paulo Mathias Ferreira, diz que o contexto é momentâneo e que, a partir do segundo ano do próximo governo, o partido voltará a ter dois nomes no primeiro escalão. Corre à boca pequena que o MDB não teve quadro disponível para assumir a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, que ficou com Gustavo Von Helden (PDT), atual assessor no Desenvolvimento Rural.

Avaliação e desembarque de CCs

Se o primeiro escalão não apresentou surpresas, a julgar pelas declarações do prefeito Jarbas da Rosa, no segundo e terceiro escalões as movimentações serão intensas. O chefe do Executivo sustenta que os quatro primeiros anos de gestão foram mais do que suficientes para uma avaliação de cargos em comissão (CCs) e muitas novidades devem vir por aí. As intervenções devem iniciar em janeiro e se prolongar até o início de março, quando Jarbas pretende ter toda a equipe ajustada. A informação de que “mudanças profundas” vão acontecer nestes escalões já circula nos corredores da Prefeitura e tem muita gente preocupada. Conforme Jarbas, quem trabalha bem não tem o que temer.

Meio Ambiente: muita demanda

Confirmado nesta sexta-feira, 27, o novo secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden (PDT), será muito demandado pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT). O chefe do Executivo quer resolver muitas situações que dependem da pasta, especialmente pautas relacionadas à Usina de Triagem, destinação de resíduos sólidos, licenciamentos e novos loteamentos. “Temos que evoluir bastante no Meio Ambiente. O Gustavo fez um ótimo trabalho no Desenvolvimento Rural, tanto como secretário quanto na função de assessor, e está sendo desafiado mais uma vez. A pasta é muito técnica e a experiência jurídica dele será essencial”, comentou Jarbas.

Rapidinhas

O anúncio de Tiago Quintana (PDT) para a Secretaria de Governança, Administração e Gestão garantiu sensação de alívio ao primeiro suplente do partido, Gerson Ruppenthal. Atual líder de governo na Câmara de Vereadores, ele não conseguiu a reeleição e vinha sendo provocado por alguns integrantes da oposição. Agora, com a confirmação de que estará na Casa do Povo já no início do ano que vem, ele aproveitou para contra-atacar. “Estavam se vangloriando e tirando sarro. Agora é Zagalo neles, porque vão ter que me engolir”, disparou.

A vice-prefeita reeleita, Izaura Landim (MDB), avalia concorrer a deputada federal em 2026. Há quatro anos, em 2022, o partido tentou, de todas as formas, fazer com que ela colocasse o nome à disposição, mas Izaura entendeu que o momento não era o mais propício. Agora, segundo apurou a coluna, com nova ofensiva do MDB, ela pode ser uma opção. Perguntada a respeito, não disse que sim, nem não. Despistou.

Arly Stöhr, o Flecha (PDT), prefeito eleito de Mato Leitão, quer manter Carlos Bohn (PSDB) no Executivo, mas ainda não está definida a função que irá ocupar, nem uma data para anúncio oficial da permanência. Também não se pode descartar um convite para que o tucano assuma cargo no Governo do Estado, já que ele deve colocar o nome à disposição do partido para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Presidente da Câmara, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), participou de encontro na Prefeitura, na quinta-feira, 26, para repasse de sobras a entidades. O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), criticou o fato de Claidir não ter convidado os demais colegas para o momento. “Por se tratar de sobras da Câmara, todos os vereadores, no mínimo, deveriam ser convidados. Mas, esperar o que de certos políticos?”, chiou.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido