O pastor Pedro Júnior, que na legislatura 2017-2020 chegou a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires – ficou suplente do PTB na eleição de 2016 e teve a oportunidade -, usou as redes sociais, durante a semana, para reclamar da apreensão feita em Vila Mariante pela Vigilância Sanitária no último sábado, dia 31 de agosto, ocasião em que vários medicamentos foram recolhidos em uma igreja evangélica da qual faz parte, após denúncia anônima. Segundo ele, a denúncia dava conta de que os itens teriam sido doados pela Cruz Vermelha. “Levaram os remédios. Resumindo, para eles, o povo que se lasque”, queixou-se ele, ao se referir à atuação da Vigilância.

Após apreender os medicamentos, a Vigilância Sanitária de Venâncio Aires emitiu um comunicado, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, sustentando que os itens foram recolhidos em razão dos apontamentos de irregularidades, “desde a procedência até a forma como estavam sendo distribuídos”. Vídeos e fotos foram encaminhados ao setor para embasar a denúncia e, conforme o coordenador Gabriel Alves, os problemas foram confirmados no momento da diligência em Vila Mariante. A Procuradoria-Geral do Município também foi acionada e antecipou que levará a ocorrência ao conhecimento do Ministério Público (MP).

Servidores concluem sabatinas

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires concluiu a sabatina com os candidatos a prefeito. Intitulada ‘Bate-papo eleitoral – sindicato convida’, a iniciativa contou com as participações de Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP) e também dos postulantes ao cargo de vice: Sérgio Rosa (PT), Elida Klamt (PSDB), Izaura Landim (MDB) e Alexandre Wickert (PL), que ouviram as demandas da categoria e aproveitaram para detalhar suas propostas caso cheguem ao comando do Poder Executivo.

Os candidatos deixaram os encontros levando consigo documento no qual constam os desejos do funcionalismo e quais são as demandas prioritárias, de acordo com a categoria. A principal reivindicação diz respeito à reposição de perdas salariais. A cúpula do sindicato pede que o diálogo seja natural, para que assim haja possibilidade de avanço nas questões. Os servidores calculam em 2,63% o percentual acumulado de perdas desde 2020 e, além disso, esperam ter acesso a um ganho real já no próximo ano.

Também constam na lista apresentada aos candidatos a necessidade de revisão de padrões de vencimentos de vários cargos e funções; a manutenção dos planos de carreira das mais diversas categorias; participação de representantes do sindicato em eventuais alterações no regime jurídico dos servidores; e revisão da Lei de Difícil Acesso. Três das quatros chapas assinaram o documento antes de deixarem a sede do sindicato. Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) optaram, em um primeiro momento, por analisar o documento de forma mais criteriosa, mas nesta sexta-feira, 6, retornaram ao sindicato e deixaram as suas assinaturas no material, informou o presidente da categoria, Júnior Ronan Hendges.

Rapidinhas

Em época de eleição, não há o que não surja. E, como é de costume entre gremistas e colorados, por exemplo, que apostam qual time vai melhor em determinada competição ou mesmo em enfrentamento direto, nos Gre-Nais, também tem gente apostando em quem faz mais votos para prefeito e vereador. Nesta sexta-feira, 6, soube de um ‘bolão’ que corre na cidade e, o que chama a atenção, é que ganha quem tiver mais acertos nos ‘duelos’ entre candidatos à Câmara de Vereadores. Isso mesmo. São vários confrontos entre candidato ‘x’ e candidato ‘y’, cada um valendo um ponto. Quem acertar mais, fica com a premiação.

Já não falta mais um mês para a eleição. O pleito está marcado para o dia 6 de outubro e, agora, é reta final para quem está nas disputas à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O ‘bicho vai pegar’ nas próximas semanas, pois já é possível notar, principalmente, as chapas majoritárias medindo forças nas caminhadas e bandeiraços no Centro.

A semana foi especial. Na segunda-feira, 2, a minha pequena Lívia fez 8 anos. Já na quinta-feira, 5, eu e a Cassiane completamos nove anos de casados (bodas de cerâmica ou vime). Muito obrigado, meus amores, por todos os momentos maravilhosos que vocês me proporcionam.