Pesquisa aponta Jarbas favorito

Jarbas da Rosa (PDT) é favorito para vencer a eleição e se tornar o segundo prefeito reeleito da história de Venâncio Aires. Airton Artus, também pedetista, foi o primeiro. De acordo com pesquisa do Instituto Methodus, encomendada pela Folha do Mate e Terra FM, o atual chefe do Executivo está na frente da corrida pela Prefeitura. Tem 41,2% das intenções de voto, contra 31,1% de Maciel Marasca – seu adversário mais próximo -, 15,2% de Giovane Wickert (PSB) e 1,7% de Cândido Faleiro Neto (PT). Brancos e nulos somam 3,7%, enquanto os indecisos são 7,1%.

Foram feitas 400 entrevistas entre os dias 1º e 3 de outubro, nos mais diversos bairros e localidades do interior da Capital do Chimarrão. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos, com intervalo de confiança de 95%. O terceiro levantamento da Folha do Mate, Terra FM e Methodus está registrado junto ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), sob o número RS-06778/2024.

Obviamente, não se pode descartar outro resultado que não seja a vitória de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) nas urnas neste domingo, dia 6 de outubro, mas a julgar pelo histórico das pesquisas do Instituto Methodus, é improvável que isso aconteça. Em 2016, o instituto apontou Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) tecnicamente empatados, e o socialista venceu por diferença de apenas 254 votos. Já em 2020, a projeção era de que Jarbas venceria com tranquilidade, e foi exatamente o que aconteceu: 8.397 votos de vantagem. O resultado oficial, no entanto, sai só no domingo. E estará na edição extra da Folha de segunda-feira, 7.

O que esperar para o Legislativo

A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a eleição para a Câmara de Vereadores. O maior destaque é para o nome de Eduardo Luft, o Dudu (PDT), que foi o mais citado (3,9%). Dudu foi assessor de Jarbas da Rosa (PDT) na Câmara de Vereadores e chefe de gabinete do prefeito na atual gestão. É um dos candidatos ao Legislativo que mais procurou dar visibilidade à sua campanha.

Se confirmar o que as pesquisas têm mostrado, pode ser não apenas uma das novidades na Casa do Povo, mas também figurar entre os mais votados no pleito. Vereador que busca a reeleição, Ezequiel Stahl (PL) foi o segundo mais citado (3,7%) na terceira pesquisa. Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), Renato Gollmann (Podemos), Tiago Quintana (PDT) e Diego Wolschick (PP) foram os outros vereadores que buscam a reeleição entre os mais citados.

Rapidinhas

André Kaufmann (PSDB) não concorre à reeleição para a Câmara, mas nem por isso deixa de tentar votos. É coordenador da campanha de Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB) e, no Legislativo, tem feito críticas às chapas de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) e Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL). Em relação a Jarbas e Izaura, costuma relatar falta de atenção aos agricultores: problemas com as estradas, acessos a propriedades e incentivos. No que se refere a Marasca e Alexandre, inovou na sessão de segunda-feira, 30. “Vejo falarem muito pouco em desenvolvimento do nosso município, e muito em religião e família. Vamos ficar quatro anos rezando, parece. É importante orar e crer, mas não é só isso. Temos que pensar no próximo”, disse.

“Sou também uma opção para que eles possam dar um voto no dia 6 de outubro”. A frase, dita pelo vereador Sid Ferreira (PDT), na tribuna da Câmara, durante a sessão de segunda-feira, dia 30 de setembro, pode render dor de cabeça ao parlamentar e candidato à reeleição. Isso porque o colega Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), sustenta que a manifestação contém “pedido implícito de voto”. Logo depois do pronunciamento de Sid, Muchila solicitou registro em ata do episódio e garantiu que levará a manifestação à Justiça Eleitoral. “Se lascou”, comentou o socialista, sugerindo que Sid pode ter problemas em relação à candidatura.

Não faltaram frases de efeito na sessão da Câmara de segunda-feira, 30. Gilberto dos Santos (MDB) foi outro que mandou a sua: “Tenho anzol para pescar e lavoura, gato e cachorro para cuidar, se eu não me reeleger”. Ele está no segundo mandato e, na Administração de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), ficou bom tempo responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Nos últimos anos, trocou o PTB pelo MDB e, não raras vezes, afirmou que estava frustrado com a política, mas colocou o nome para concorrer a uma cadeira novamente.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido