Recebi a mensagem da pesquisa da terceira via para a eleição majoritária em Venâncio Aires. Claidir Kerkhoff, Dirceu Becker e George Losekann, todos do PSL; Alexandre Wickert e Marcolino Coutinho, ambos do PSDB; e Luiz Fernando Staub, o Ratinho (Progressistas), são os nomes oferecidos à comunidade. Os três partidos, que mantêm tratativas com o DEM, tentam consolidar uma candidatura alternativa às duas já consolidadas: Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT). A pesquisa, aliás, além de colocar os seis nomes para que o eleitor diga quem prefere como candidato, questiona ainda se o cidadão votaria em Wickert, Rosa ou em um representante da terceira via. No meu telefone, a mensagem chegou por meio de um dos seis participantes da sondagem que, por óbvio, também já ‘vendeu seu peixe’. Em breve, a partir do resultado da pesquisa, as legendas que buscam alicerçar a terceira via devem decidir quem será o escolhido (a).
TODOS QUEREM SETEMBRO
Pelo que leio e ouço, todos estão contando os dias para a chegada de setembro. Isso porque o mês é apontado como o da provável guinada em relação à pandemia de coronavírus. Embora a tendência seja de que a vida não voltará completamente ao normal tão cedo, estudos sustentam que as mortes pela Covid-19 podem diminuir significativamente. É em setembro que o inverno começa a deixar de ser tão rigoroso no Rio Grande do Sul, o que contribui para a redução de internações referentes a síndromes respiratórias. Apesar do otimismo, o certo é que precisaremos continuar usando as máscaras e higienizando as mãos com frequência enquanto aguardamos a vacina imunizadora. Tomara que a pandemia comece realmente a dar trégua e sinais de desaceleração. Todos estamos muito pressionados, preocupados e à espera do tal “novo normal”.
RAPIDINHAS
• A ‘treta’ entre o vereador Tiago Quintana (PDT) e o ex-secretário de Cultura e Esportes, Henrique Maciel da Silva (PSB), ainda está dando o que falar. Como os dois são bastante atuantes nas redes sociais, o assunto continua sendo pauta.
• Neste sábado, 15, começou a contagem regressiva dos três meses para as eleições de 2020. Nos próximos 90 dias, certamente o assunto política vai ganhar intensidade, pois os postulantes à Prefeitura e às 15 vagas na Câmara darão ‘start’, de verdade, à caça aos votos.