A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo publicou nota em seu canal oficial, na sexta-feira, 24, informando que a visita do titular da pasta, Mauro Hauschild, ao antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), teve como objetivo “conhecer um patrimônio público que poderá receber o Centro de Formação dos Sistemas Penal e Socioeducativo”. A edificação está abandonada e, segundo o planejamento, seria utilizada para formar e qualificar os servidores para as atividades.
O comunicado segue afirmando que “não há nenhum projeto sobre nova penitenciária no local” e que “a única ação prevista é a revitalização do local para a instalação do centro de formação”. Hauschild conclui dizendo que “o foco é exclusivamente uma parceria entre Estado e Município para a recuperação daquele patrimônio público e entregá-lo à formação dos servidores e da comunidade”.
A nota oficial foi divulgada em repercussão a uma informação divulgada neste espaço, na semana passada, trazida pelo colega Alvaro Pegoraro, repórter fotográfico da Folha do Mate, que acompanhou a visita ao IPM.
Em conversa com o secretário estadual interino de Obras e Habitação, o venâncio-airense Giovane Wickert, e a delegada regional penitenciária, Samantha Longo, Hauschild mencionou sobre a possibilidade de ampliação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Foi esta manifestação que rendeu o tópico de abertura da coluna de quinta-feira, 23, com o título ‘Será que a Peva 2 vem aí?’, mas que, segundo a nota, fica descartada. Certamente a comunidade se alivia com a nova informação.
Anúncios amanhã
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), promete para a manhã desta quarta-feira, 29, os anúncios sobre as novidades no primeiro escalão do governo. A única certeza é que Tiago Quintana (PDT) assumirá a Secretaria de Saúde. É possível que Jarbas confirme titulares para as secretarias de Cultura e Esportes e de Meio Ambiente, acumuladas, respectivamente, pelos secretários de Educação, Émerson Eloi Henrique (PDT), e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD).
A Cultura e Esportes, em princípio, ficará com o Republicanos, que está oferecendo o nome de Zé da Rosa, atualmente assessor administrativo da pasta, o segundo cargo na hierarquia. Já o Meio Ambiente pode ficar com o MDB, que tem Nilson Lehmen como ficha um. Seria Helena da Rosa, mas ela preferiu ganhar mais uma oportunidade na Câmara de Vereadores. A assessora administrativa da pasta, Alessandra Ludwig (PDT), corre por fora.