O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, participou da sessão da Câmara de Vereadores de quarta-feira, 20, oportunidade na qual respondeu questões relacionadas às interdições dos dois prédios da Escola Mariante, em Vila Mariante. Houve cobranças duras dos parlamentares – especialmente pelo fato de que providências não tenham sido tomadas antes, já que o problema não apareceu da noite para o dia -, mas o coordenador manteve a tranquilidade e assegurou que a 6ª CRE está trabalhando para resolver a situação.

Pinho de Moura afirmou que deve apresentar, nos próximos dias, à comunidade escolar, algumas opções para o retorno das aulas presenciais. O melhor cenário no que se refere à garantia de ensino de qualidade, os estudantes da Escola Mariante teriam aulas em salas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus de Venâncio Aires. Para isso, no entanto, o Município, que tinha cessão de uso de um dos prédios, precisaria ‘entrar na jogada’ e liberar recursos para o deslocamento das turmas. Além do transporte, também seria discutida a questão da merenda.

A possibilidade de aulas nos contêineres adaptados ainda é uma alternativa, embora os pais não se agradem ‘nadinha’. E outras opções podem aparecer ao longo da semana, já que o caso é tratado como prioridade pelo coordenador. No mais, seguem a elaboração do projeto para a revitalização da rede de energia elétrica de um dos prédios (que tem previsão de conclusão em pouco menos de 60 dias) e as aulas remotas para alguns alunos, já que os mais jovens foram remanejados para a Escola Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim. Ao mesmo tempo, somos torcedores e fiscais: a torcida é pelo fim do imbróglio e a fiscalização para que o problema não caia no esquecimentos das autoridades.

Prefeito repercute a exoneração

Na quarta-feira, 20, quando estiveram na Folha do Mate, Franciele Boeira dos Santos – servidora exonerada da Câmara de Vereadores após denúncias de não cumprimento de carga horária, o que ela nega – e o seu companheiro, Gabriel Martins (filho de Tadeu Martins, o popular Fininho, recentemente exonerado de cargo em comissão que ocupava na Prefeitura), afirmaram que a dispensa da assessora teria ocorrido por conta de perseguição política. De acordo com eles, Franciele teria passado a ser pressionada a partir do momento em que sinalizou que apoiaria a pré-candidatura de Giovane Wickert (PSB) a deputado estadual, e não a de Airton Artus (PDT), candidato que representa o governo Jarbas da Rosa (PDT).

Depois de ler a coluna da edição de quinta-feira, 21, o prefeito de Venâncio Aires decidiu repercutir as declarações publicadas. Ele disse que não pretende entrar em polêmica com a assessora e que sempre respeitou a independência dos poderes. “Nunca fui sequer consultado sobre o caso desta servidora bater ponto e não cumprir a sua carga horária. No entanto, como ex-vereador e servidor público de carreira, me posiciono a favor da exigência do controle efetivo do cartão-ponto e, de maneira presencial, nas 40 horas semanais”, afirmou. Franciele estava lotada no gabinete do vereador André Puthin (MDB), mas era indicada pelo vereador eleito Gilberto dos Santos (MDB), que está na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Notinhas

• Celso Krämer e Sílvia Schirrmann, ambos do Podemos, estão entre os primeiros candidatos que serão homologados para a eleição de outubro, ele para deputado estadual e ela para federal. A convenção do partido ocorre neste domingo, 24, das 9h às 11h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Segundo Krämer, o Podemos deve confirmar candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, na região, em Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul, além de Venâncio Aires. “Domingo já sei meu número”, descontraiu o ex-vice-prefeito.

• Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito Airton Artus (PDT) está entrando com tudo em Santa Cruz do Sul, um dos principais eleitorados da região. Na quinta-feira, 21, reuniu mais de 400 apoiadores em evento realizado no CTG Estância Alegre e que contou com a presença do pré-candidato a governador pelo PDT, Vieira da Cunha. O pedetista pretende aumentar consideravelmente sua votação no Vale do Rio Pardo em relação ao pleito de 2018. A convenção do PDT será realizada no próximo sábado, dia 30 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

• A convenção do PSB, partido do também pré-candidato a deputado estadual Giovane Wickert, está marcada para este sábado, 23, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O ex-prefeito da Capital Nacional do Chimarrão, é claro, estará por lá.