Tem polêmica nos bastidores da política. Os vereadores Sandra Wagner e Eligio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB, não gostaram nada da decisão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) de anunciar o asfaltamento de Linha Andréas com recursos próprios do Município. Isso porque, em dezembro de 2020, em um de seus últimos atos como prefeito, Giovane Wickert (PSB) anunciou uma emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB), no valor de R$ 400 mil, para a pavimentação de trecho de 240 metros na localidade, com utilização de blocos intertravados. Só que as licitações para a obra não vingaram.
Em razão disso, a atual Administração fez o distrato e, no fim de semana, na Festa do Colono, confirmou que vai aportar valores dos seus cofres para executar o asfaltamento. Durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 31, Sandra e Muchila disseram que estão envergonhados por terem que passar a informação a Schuch e colocaram em xeque novos envios de emendas para Venâncio Aires. O socialista costuma disputar com o também deputado federal Marcelo Moraes (PL) o primeiro lugar em emendas parlamentares enviadas para a Capital do Chimarrão.
Jarbas diz estar tranquilo em relação ao assunto. De acordo com ele, não há com o que se preocupar, já que a comunidade de Linha Andréas teria deixado claro que prefere o asfalto aos blocos. O prefeito afirma que, quando fez o anúncio da obra, durante a festa, “houve vibração geral”. Jarbas acredita que Schuch não irá fazer retaliação a Venâncio Aires, porque sempre foi parceiro e garante excelente votação aqui no município. “Não podemos ficar nessa de criticar tudo o que a Prefeitura faz. As licitações não deram certo e a gente tratou de atender o pedido da comunidade”, reforça.
Cândido pode concorrer pelo PT
Nem Cesar Schumacher, nem Vilson Gauer, nem Rosange Lehmen de Moraes. O nome do PT para a disputa da Prefeitura de Venâncio Aires em 2024 é José Cândido Faleiro Neto. Ex-presidente da Câmara de Vereadores, ele estaria disposto a concorrer à majoritária mesmo que o partido encaminhe uma chapa pura. Se a especulação se confirmar, é bem provável que tenhamos quatro candidaturas no ano que vem. Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) em busca da reeleição; Giovane Wickert (PSB) e alguém de vice, na tentativa de retorno ao comando do Executivo; e os partidos de direita indicando um candidato – atualmente, surgem com mais força Alexandre Wickert (PL) e Maciel Marasca (Progressistas).
Mara Müller assume na Câmara
Tem estreia na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Na sessão de segunda-feira, 31, tomou posse Mara Irene Konzen Müller, que vai ocupar a cadeira do PSD por três meses. Ela obteve 119 votos no pleito de 2020 e é a sétima integrante do partido a assumir a vaga. Depois que Nelsoir Battisti – eleito, com 1.078 votos – foi para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, já representaram o PSD no Legislativo Rodrigo VT (315), Janete Brandão (187), Alexandre Fernandes (142), Claudete Cittolin (134) e Paulo Souza (51). Agora é a vez de Mara.
Rapidinha
Fonte bastante confiável me garante que o vereador Benildo Soares (Republicanos) procurou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), no início desta semana, para se desculpar, depois que um áudio com manifestações desagradáveis vazou e passou a circular nos grupos de WhatsApp. Parece que ficou tudo certo entre os dois e que Soares está fiel à base governista.