Na próxima segunda-feira, 6, às 9h30min, na sala de reuniões da Prefeitura, Jarbas da Rosa (PDT) empossa Marcos Hüttmann (PSD) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Ele assume a vaga de Nelsoir Battisti (PSD), que também na segunda-feira, à noite, participa da primeira sessão no seu retornou ao Poder Legislativo. A reunião da Câmara de Vereadores, aliás, promete ser quente, já que alguns parlamentares de oposição devem criticar Battisti pelos rodízios do PSD e ações de governo. Ele diz que está preparado para o embate.

Ao contrário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, acéfala desde terça-feira, dia 31 de outubro, quando Gilberto dos Santos (MDB) informou ao prefeito que deixaria a função – também para voltar à Câmara -, não terá um novo titular na próxima segunda-feira. O MDB não conseguiu chegar a uma indicação e a semana vai começar com a pasta sendo acumulada por Jarbas, que terá o assessor administrativo Gustavo Von Helden (PDT) como braço direito. O presidente emedebista, Paulo Mathias Ferreira, promete anunciar o sucessor de Santos até sexta-feira da semana que vem.

Corsan estrutura dois novos poços

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), controlada pela Aegea, trabalha na estruturação de dois novos poços artesianos em Venâncio Aires. Conforme a assessoria de imprensa da empresa, um dos reservatórios está localizado na rua Barão do Triunfo, no bairro Aviação, e o outro na rua Professora Nadir Valência da Silva, no Loteamento Sehnem, no bairro Canto do Cedro. As perfurações dos poços já foram realizadas e, agora, as obras de montagem estão em andamento. A previsão é de que os serviços sejam finalizados ainda este ano.

Em entrevista concedida no início de outubro, o superintendente regional da Corsan Aegea, com sede em Santa Maria, José Roberto Epstein, informou que a empresa apresentou à Prefeitura um plano de resiliência hídrica para ser executado a curto prazo. A proposta envolve a utilização de poços artesianos para complementar, em até 40%, a capacidade de produção de água tratada do município com a perfuração de mais reservatórios deste modelo. Assim, seria possível diminuir a dependência do arroio Castelhano, principal manancial de Venâncio Aires.

Rapidinhas

• Lembram que o vereador Benildo Soares (Republicanos) disse que não ia desistir do projeto do lago artificial? Pois esta semana ele voltou a tratar do assunto na Câmara. Relatou que se encontrou com o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) e que há chances de o político destinar recursos para tirar a iniciativa do papel. Heinze tem trabalhado muito a questão dos recursos hídricos e, em recente visita à sede da Folha do Mate e Rádio Terra FM, deixou claro que pretende estimular ações neste sentido. Tomara que o parlamentar tenha sucesso, mas todos sabemos que é preciso muito, mais muito dinheiro mesmo, para um lago artificial.

• A vice-prefeita Izaura Landim (MDB) não foi a única representante de Venâncio Aires na recepção dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Comunicação, Paulo Pimenta, na segunda-feira, 30, na Univates, em Lajeado. O vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), também esteve por lá e acompanhou o anúncio do pacote de investimentos que o Governo Federal pretende concretizar no Vale do Taquari. Morador de Vila Mariante, região muito atingida pela enchente do rio Taquari, Galo aproveitou para lembrar os representantes da União que o 2º Distrito também precisa de atenção. “Tomara que lembrem da gente”, comentou.