Pedro Frank, presidente do São Luiz, de Vila Santa Emília, e também da Copa Serrana, fez contato com a coluna para se manifestar a respeito das queixas dos vereadores Diego Wolschick e Renato Gollmann, ambos do PTB, que reclamaram não terem sido citados durante a solenidade de entrega das premiações da competição, que ocorreu no Ginásio Luizão, recentemente. O episódio repercutiu na Câmara nas últimas duas sessões e, por isso, Frank decidiu esclarecer o que aconteceu. “Os dois vereadores foram muito infelizes nas suas colocações. Não foram citados porque chegaram já com a cerimônia em andamento. Se tivessem consideração pela Copa Serrana e pelos clubes filiados, estariam no local minutos antes da premiação”, desabafou. O dirigente encerrou dizendo que “a Copa Serrana não tem partido nem vereador e, antes de se queixarem na imprensa, deveriam ajudar os clubes e sociedades do nosso interior”. Na primeira vez que chiaram por não terem sido citados, Wolschick e Gollmann afirmaram que só vereadores e suplentes da base governista fizeram parte do protocolo.
Kaufmann quer ornamentação atrativa
André Kaufmann (PTB) disse na tribuna do Legislativo, na sessão de segunda-feira, 22, que, em outros anos, nesta época, a cidade já estava ornamentada para as festas de fim de ano, mas que agora a Administração nada está fazendo para atrair visitantes e incentivar que as famílias venâncio-airenses se dirijam à região central para fazer compras no comércio. “Tem meia dúzia de coisas penduradas aqui”, afirmou, para em seguida completar que, se o embelezamento não for tratado como prioridade, as pessoas vão continuar indo para outros municípios, especialmente Santa Cruz do Sul e Lajeado, em busca de opções de compras e lazer. Kaufmann comentou ainda que não é contra, caso seja necessário, fazer contratação de serviços de ornamentação. “Falaram um monte quando a Administração passada gastou quase R$ 100 mil para montar um pinheiro e mais umas coisas na praça. Que gastem, então, mas que façam alguma coisa. O que não pode é deixar de ter atrativos. Fim de ano é tempo de deixar a cidade bonita, como a nossa primeira-dama fez”, declarou, em referência a Cristiane Wickert, esposa do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB).
‘Troca de gentilezas’ sobre os legados
A certa altura da sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 22, integrantes de situação e de oposição passaram a ‘trocar gentilezas’ sobre os legados das gestões recentes. André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB) afirmaram que o legado do PDT é a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), construída em Vila Estância Nova, no segundo mandato do ex-prefeito Airton Artus. Muchila complementou dizendo que “o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) não deixou presídio”, mas em seguida foi lembrado pelos colegas Gerson Ruppenthal e Tiago Quintana, ambos do PDT, que Wickert (na época ainda filiado ao PT) era vice-prefeito de Artus quando a casa prisional veio para a Capital do Chimarrão. Ainda sobre o tema legado, César Garcia (PDT) disparou que “a pior marca que se deixa é nenhuma, a marca da frustração”, uma clara crítica à gestão de Wickert, da qual Kaufmann e Muchila fizeram parte.
Aplausos para dona Nilza no Legislativo
Por iniciativa do vereador Ricardo Landim (PSL), a faxineira Nilza Marques, de 54 anos, receberá uma Moção de Aplauso na Câmara de Venâncio Aires. A história de Nilza foi contada na Folha do Mate e, a partir daí, veículos de comunicação do estado inteiro passaram a fazer contato com ela, para saber mais sobre a sua história de alfabetização. Estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a faxineira só aprendeu a ler e escrever depois dos 50 anos e, em 2021, venceu o concurso de poesia da Feira do Livro. Merece todas as palmas e homenagens.
Aditivo: Benildo cobra decisão conjunta
Próximo presidente da Câmara de Venâncio Aires, o vereador Benildo Soares (Republicanos) cobrou do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) que o debate sobre a assinatura ou não do aditivo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) seja ampliado. De acordo com ele, “Executivo e Legislativo têm que resolver esta questão em conjunto, não pode ser de forma monocrática”. O parlamentar também reforçou que é contra a privatização da estatal, como quer o Governo do Estado.
Rapidinhas
• Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e também da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o empresário Vilmar de Oliveira admite já ter sofrido ‘pressão’ de alguns partidos políticos, que gostariam de tê-lo em seus quadros para a disputa de uma eleição. “Não é o meu chão. Acho que não tenho o traquejo pra coisa”, comenta ele, ao justificativar as negativas que precisou dar.
• Registro aqui o desejo de rápida e plena recuperação ao ex-prefeito de Venâncio Aires, Celso Artus, que precisou passar por uma cirurgia de emergência, recentemente, mas felizmente se recupera bem, em casa.