Como já havia antecipado aqui, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) anunciou os nomes dos três novos secretários municipais. A imprensa foi convocada para a manhã de ontem e foram confirmados Tiago Quintana (PDT) para a Saúde, Zé da Rosa (Republicanos) para a Cultura e Esportes e Nilson Lehmen (MDB) para o Meio Ambiente. Com as novidades, o PDT, partido do prefeito, está responsável por oito pastas, contabilizada aqui a Procuradoria Jurídica, que tem status de secretaria.

O MDB tem duas e PSL, PSD e Republicanos respondem por uma cada. Dos partidos que apoiaram a chapa de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), só não têm secretarias o Cidadania e o PSC. E nem devem ter, já que o Cidadania teve desempenho mais baixo nas urnas e o PSC sequer colocou candidatos à Câmara de Vereadores. Das 13 pastas disponíveis na Administração, agora são apenas duas sem titular: Segurança Pública e Administração, ambas acumuladas por Jarbas.

O prefeito não tem planos de preencher estas duas lacunas, mesmo que alguns secretários que acumularam funções tenham relatado ao chefe do Executivo frequente sobrecarga de trabalho. Não se queixaram, mas deixaram claro que é difícil ‘cobrar o escanteio e correr para cabecear na área’.

Wickert contesta informações sobre filas

O ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), que ainda responde pela Secretaria Estadual de Obras e Habitação, enviou à coluna dois prints de postagens para contestar informações divulgadas pela Administração. Uma delas foi retirada do site da Folha do Mate, de matéria em que o coordenador das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Alan Fernando Flores da Rosa, explica que, a partir de metodologia implementada na gestão de Jarbas da Rosa (PDT), nenhum cidadão deixa de ser atendido quando procura uma unidade. Ou recebe atendimento na hora, dependendo da urgência, ou sai com consulta marcada para outro dia, se o caso não for tão grave.

No texto, há a referência, também, de que os pacientes não precisam madrugar nas filas para conseguirem fichas. O segundo print feito por Wickert é de uma publicação do servidor público Dieferson Umbelina, que no domingo, 26, postou foto de um cartaz que estava na porta do posto de saúde do bairro Battisti e informava que não haveria atendimento médico nos dias 27 e 28. Também trazia a informação de que o atendimento seria retomado ontem, dia 29, com cinco fichas disponíveis na fila. “Boa noite, Carlos. Olhei esta postagem e me lembrei desta outra, que saiu no jornal no dia 4 de dezembro. Parece que, na prática, as coisas são diferentes. Me chamou a atenção o debate. Não confere com o que foi divulgado”, escreveu o ex-prefeito.

Gollmann: R$ 220 mil destinados por Lasier

O vereador Renato Gollmann (PTB) entregou ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) documento enviado pelo senador Lasier Martins (Podemos), que confirma a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 220 mil para investimento na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de Venâncio Aires. No mesmo documento, o senador reforça que está à disposição de Gollmann e da Capital Nacional do Chimarrão para atendimento de futuras demandas. É inegável a aproximação do vereador com o Podemos, para onde deve ir em abril de 2024, seis meses antes da eleição. Lá já está o ex-vice-prefeito e ex-presidente do PTB, Celso Krämer. A sigla tem como presidente da comissão provisória Diego Krämer, filho de Celso. Mais petebistas devem seguir o mesmo caminho.

PSD dá sequência a rodízio na Câmara em 2022

O PSD, presidido pelo vereador eleito e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, vai dar sequência ao rodízio na Câmara de Vereadores. Em princípio, a segunda suplente, Janete Brandão, fica com a cadeira até o fim de fevereiro. Depois, o terceiro suplente, Alexandre Fernandes, terá oportunidade. Outros também podem aparecer durante o ano. O primeiro suplente, Antônio Rodrigo Vieira Garin, o Rodrigo VT, ocupa cargo em comissão (CC) desde o início da atua Administração. Era coordenador da Patrulha Agrícola e, agora, está na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).

Alternativas para melhorar a vida das pessoas

O leitor Marco Antônio Vogt enviou mensagem à coluna afirmando que espera que, em 2022, os vereadores venâncio-airenses deixem as provocações e as brigas de lado e se proponham a trabalhar mais pela comunidade, na prática. “Parece que eles vivem em uma realidade paralela. Em vez de ficarem brigando pelos seus interesses pessoais, deviam pensar um pouco nas pessoas que vivem em situações difíceis”, comentou. Como exemplo, citou os casos de crianças que estudam na Escola Crescer, no bairro Coronel Brito: “Se tu escuta as histórias, tu chora. Tenho uma amiga que trabalha lá e é desalentador ouvir os relatos dela”. Por fim, deixou a sugestão de que os parlamentares visitem a instituição de ensino, conversem com a diretora, funcionários e estudantes e colaborem com a busca de alternativas para melhorar a vida destas pessoas.