O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Venâncio Aires está com dificuldades internas e pode, inclusive, perder nomes importantes em breve. Pelo que fiquei sabendo, há suplentes incomodados com a falta de oportunidade na Câmara de Vereadores. Os socialistas têm reunião amanhã para tentar ‘apagar o incêndio’, que preocupa a cúpula. Isso porque já chegaram ao conhecimento das lideranças do PSB as sondagens de outras legendas a alguns dos seus quadros. Coincidência ou não, Eligio Weschenfelder, o Muchila, vai se licenciar da Câmara de 3 a 16 de abril. O requerimento já foi protocolado e traz como justificativa a necessidade de tratar assunto de interesse particular. Fica o suspense em relação a quem vai para o Legislativo neste período.

Patrulha Agrícola vai para a Sisp

Desde ontem, a equipe da Patrulha Agrícola faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e está sob o comando de Sid Ferreira. A justificativa da Prefeitura é a “unificação de forças no sentido de prestar um melhor atendimento ao contribuinte”. Segundo o coordenador da Patrulha Agrícola, Rodrigo Garin, o Rodrigo VT, desta forma será possível evoluir em relação à desburocratização e agilizar os processos internos, “para que possamos desempenhar a execução dos trabalhos na cidade e no interior, de forma conjunta como sempre fizemos, mas a partir de agora dentro de um mesmo setor, pois no nosso entendimento a Prefeitura é uma só”. Antes, a Patrulha Agrícola estava no guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que vai permanecer com a parte administrativa dos serviços, como pedidos de horas máquina, por exemplo.

50 anos não é para qualquer um

Asuir Silberschlag completa hoje 50 anos de Folha do Mate. A ele, o meu reconhecimento pelo trabalho de uma vida inteira e o agradecimento pelas oportunidades que a empresa me reservou. Uma marca como esta só se alcança quando se ama o que faz. É daquelas pessoas que têm sempre uma palavra de incentivo. Parabéns e obrigado por tudo, seu Asuir!

Rapidinhas

• O Governo Federal lançou, na sexta-feira, 10, a plataforma digital ‘Mãos à Obra’, que tem como objetivo mapear obras paralisadas em todo o país que podem receber recursos para serem retomadas. Caberá às prefeituras a tarefa de alimentar o sistema com informações sobre os projetos. De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, em Venâncio Aires não há obras federais paralisadas. “O que temos são obras que estão aguardando recursos, mas todas dentro do prazo”, diz.

• André Puthin (MDB) protocolou pedidos de desobstrução e dedetização na sanga ao lado da Sercsate, no bairro Santa Tecla. De acordo com ele, além dos problemas relacionados à vazão da água, os moradores têm relatado a proliferação de insetos. A dengue é a principal preocupação.

• Por sugestão do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), a Câmara vai votar, nas próximas sessões, uma Moção de Aplauso ao servidor Adriano da Costa Freitas, encarregado do Setor de Iluminação da Sisp. De acordo com o parlamentar, o reconhecimento é extensivo à toda a equipe do departamento, “pela dedicação e disponibilidade em atender, sempre da melhor forma, os pedidos de melhorias e reparos na iluminação pública no município, em especial, os provenientes desta Casa”. Merecida homenagem.

• A Câmara de Vereadores realizou duas sessões ontem, uma ordinária e outra solene. O Troféu Câmara Destaque foi entregue para 15 mulheres que empreendem na Capital do Chimarrão: Daiane Zeni, Sandra Liane Hermes Kist, Neri Terezinha Parckert, Solange Kuntz, Denise Pumpmacher, Carina Guterres, Dinara Simone Pittol, Isabel Susana do Nascimento, Rosemeri Nottar, Joice Carvalho, Deise Weschenfelder, Zilá Freitas, Júlia Sehnem Becker, Marta Teresinha Schulz Henz e Daiane Ruaro. É o Prêmio Mulheres Empreendedoras, criado pelo ex-vereador Nestor de Azeredo, hoje no PSB.