O venâncio-airense Selvino Heck, morador de Vila Santa Emília, no interior do município, foi homenageado na segunda-feira, 10, na sede estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), em Porto Alegre, em evento que comemorou os 45 anos de fundação da sigla. Ele e outros ex-presidentes da legenda, como Olívio Dutra e Raul Pont, foram eternizados na galeria ‘Gestões do PT/RS – História em Movimento’, inaugurada especialmente pela passagem da data. “Foi um momento histórico e que me deixou muito honrado”, disse ele, que foi deputado estadual constituinte e agora está na memória das gestões da agremiação.
Sandra prioriza duas demandas
Sandra Silberschlag (PP) apresentou duas demandas ao Executivo durante a sessão semanal da Câmara de Vereadores. De acordo com ela, os pacientes que necessitam de atendimentos gastrointestinais estão tendo que se deslocar a outros municípios, uma vez que não há profissionais da área disponíveis. A progressista também solicitou que o Município providencie a arborização no entorno do prédio do Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai). Em relação ao Cemai, o líder de governo na Casa do Povo, Nelsoir Battisti (PSD), disse que a arborização só não saiu do papel porque a época não é a mais propícia para isso.
Monitores planejam ir à Câmara
Monitores escolares prometem comparecer em peso, na Câmara, na próxima segunda-feira, 17, para demonstrar o descontentamento com o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB). Na sessão desta semana, ele afirmou que os profissionais eram “coadjuvantes” ao criticar o fato de que a Prefeitura encaminhou projetos para contratação de monitores e não de professores. O presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), distribuiu uma nota de repúdio em relação ao assunto. De acordo com ele, o colega desmereceu o trabalho dos monitores de Educação Infantil.
Wolschick e Ruppenthal pela 422
Diego Wolschick (PP) e Gerson Ruppenthal (PDT) não têm contato há algum tempo, já que se tornaram desafetos, mas em relação a uma pauta, os dois trabalham no mesmo sentido: melhorias para a ERS-422. Tanto a questão da infraestrutura quanto a sinalização são motivos de preocupação dos parlamentares. Ambos utilizam a rodovia todos os dias. Wolschick, que reside no bairro Santa Tecla, se desloca para Linha Maria Madalena, enquanto que Ruppenthal tem comércio e mora em Linha Brasil, mas vem com muita frequência para a cidade. Além de tentar melhorias para o trecho junto à Prefeitura, que é parceira do Governo do Estado na manutenção, os vereadores também pretendem acionar o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e pedir providências.
Rapidinha
A assessoria de imprensa da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) entrou em contato com a coluna para informar que não tem intenção de instalar um pedágio nas proximidades do trevo de acesso a Linha Travessa e Vila Palanque, na RSC-453, conforme divulgado na coluna do dia 6 de fevereiro. Conforme a mensagem, a instalação de praças de pedágio no trecho é tema da terceirização do Bloco 2 do Programa de Concessão do Estado, sendo de responsabilidade da Secretaria da Reconstrução Gaúcha.