Ao cumprimentar Gerson Ruppenthal (PDT) pela eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara, na segunda-feira, 19, André Puthin (MDB) revelou que guarda mágoa da escolha de 2019, quando ele tinha chances de ser presidente, mas sequer chegou a sair candidato, pois não contou com os votos do próprio partido: Izaura Landim e Helena da Rosa.

“Tenho uma ‘pontinha de inveja’, vereador Gerson, porque em 2019 eu quase fui presidente desta Casa. E não fui porque faltou um voto, e um voto do meu partido. Quero que fique bem claro”, disparou. Naquela eleição, concorreram à presidente Eduardo Kappel (na época no Progressistas e, atualmente, no PL) e Nelsoir Battisti (PSD). Kappel venceu com nove dos 15 votos, dois deles do MDB. Helena, inclusive, fez parte da chapa e assumiu como primeira secretária. Puthin apoiou a chapa de Battisti.

Mesa Diretora, cargos e suplentes

Por falar em Puthin, de todos os vereadores que votaram em Gerson Ruppenthal (PDT) para a presidência da Mesa Diretora da Câmara em 2023, o que ficou mais irritado com as insinuações da oposição de que teriam ‘votado a cabresto’ ou em troca de cargos foi André Puthin (MDB). Na sessão de segunda-feira, 19, enquanto André Kaufmann (Mais Brasil) fazia pronunciamento criticando os apoiadores do governo por supostamente terem cedido à pressão em razão dos cargos que integrantes dos seus partidos ocupam em diferentes escalões, Puthin enfureceu e bradou: “Cite um cargo meu”. Kaufmann não teve como enfrentar o emedebista, que é suplente e não tem CCs no governo, mas contra-atacou: “O senhor só está aqui porque um vereador eleito virou secretário”.

O que os bastidores dizem de Galo

Clécio Espíndola, o Galo (Mais Brasil), entende que ‘caiu de pé’ na eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara. Candidato ao comando da Casa do Povo pelo bloco de oposição, que foi derrotado por 8 votos a 7, ele desejou boa sorte ao colega Gerson Ruppenthal (PDT): “Parabenizo e espero que a chapa vencedora faça uma boa gestão. Estamos aqui para somar, não para prejudicar. A disputa faz parte da política”. Entre os governistas, alguns entendem que a oposição ‘usou’ Galo, com a narrativa de que seria possível virar pelo menos um voto e conquistar a presidência. O vereador do Mais Brasil, embora de oposição, costuma ser favorável à Administração e havia a possibilidade de ele permanecer na Mesa. Atualmente, ocupa a função de segundo secretário, que será assumida por Benildo Soares (Republicanos) no ano que vem.

Ana: “Meu voto tem mesmo peso”

Nas últimas sessões, têm sido frequentes as manifestações de vereadores da oposição no sentido de ‘diminuir’ suplentes da situação, que ocupam cadeiras, no momento, em virtude de os eleitos estarem respondendo por secretarias. Atualmente, estão no Legislativo os suplentes Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), André Puthin (MDB), Luciana Scheibler (PDT) e Alexandre Fernandes (PSD), que, na ordem, entraram nas vagas de Sid Ferreira (PDT, que foi para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Gilberto dos Santos (MDB, que está na Secretaria de Desenvolvimento Rural), Tiago Quintana (PDT, atual secretário de Saúde) e Nelsoir Battisti (PSD, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Na última sessão do ano, Ana Cláudia mandou um recado: “Meu voto tem o mesmo peso dos demais vereadores. Não fui eleita, mas fiquei suplente e participei de todo o processo”.

Rapidinhas

• Luciana Scheibler (PDT) se emocionou na sessão de segunda-feira, 19, ao pedir que as pessoas pensem no bem comum e se unam para tornar a sociedade mais pacífica e harmônica. “Precisamos rever os conceitos, refletir sobre os nossos atos e pensar em coisas grandes para o próximo ano. Vamos orar pelo nosso país, pois estamos todos no mesmo barco”, afirmou, às lágrimas.

• Sandra Wagner (PSB) ressalta que a comunidade deve estar atenta à escalada dos casos de Covid nos últimos dias. Ela diz que tem recebido reclamações em relação à dificuldade para realização do teste antígeno, principalmente no fim de semana.

• Feliz Natal, meu povo! Tudo de bom aos leitores deste espaço e suas famílias. Que tenhamos todos um excelente fim de semana. Terça estaremos de volta.