Em sessão ordinária realizada na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, por unanimidade, as 182 emendas impositivas ao orçamento de 2022. Os dispositivos permitem que os parlamentares façam indicações de recursos individuais e também por bancada, para execução no exercício seguinte e, em 2022, o total destinado chega a quase R$ 5,4 milhões. Além das emendas impositivas – que foram votadas em bloco, para que a reunião não se alongasse demais -, outros oito projetos (sete do Executivo e um do Legislativo) foram apreciados e aprovados, também por unanimidade. Destaque para as cessões de uso de uma semeadeira/adubadeira hidráulica, para a Associação de Produtores de Arroio Grande, Olavo Bilac e Harmonia da Costa (Apagroh), e de uma retroescavadeira com braço hidráulico para acoplar e uma grade aradora, para a Associação dos Pequenos Agricultores da Região da Travessa (Aspartra).
Data-base dos servidores passa para janeiro
A Câmara de Vereadores aprovou, também por unanimidade, na sessão da noite de ontem, o Projeto de Lei número 153, do Executivo e que altera a data-base da revisão geral anual dos servidores do Executivo e do Legislativo, que agora passa para janeiro. Antes, era em março. A mudança já havia sido anunciada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), depois de reuniões com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A justificativa é a Lei Complementar número 173, do Governo Federal, que proibiu o aumento dos gastos públicos por conta do estado de calamidade decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a última revisão do funcionalismo ocorreu em março de 2020. De acordo com Jarbas, a antecipação da data-base para janeiro é uma forma de beneficiar os servidores e evitar ainda mais defasagem nos vencimentos.
Benildo será eleito presidente segunda-feira
Atual vice-presidente do Legislativo, o vereador Benildo Soares (Republicanos) será eleito para o comando da Mesa Diretora da Câmara em 2022. A votação ocorre na próxima segunda-feira, 20, na última sessão ordinária do ano. A não ser que o presidente Tiago Quintana (PDT) precise convocar encontros extraordinários, a reunião de sucessão pode ser a última deste primeiro ano de legislatura. Também formam a chapa encabeçada por Benildo Soares os vereadores Gerson Ruppenthal (PDT, vice-presidente), César Garcia (PDT, primeiro secretário) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB, segundo secretário). Até o fechamento desta edição, por volta das 21h desta sexta-feira, 17, a oposição não havia se manifestado sobre apresentar uma chapa para concorrer.
Foco do Republicanos é a Cultura e Esportes
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), sinalizou há pouco tempo que o Republicanos deve ganhar espaço no seu governo. A cobrança vinha sendo feita pelo ex-presidente da sigla, Benildo Soares, mas o chefe do Executivo pediu que a legenda segurasse pelo menos o primeiro ano, como forma de colaboração no que se refere à economia de recursos. Mas Benildo nunca se conformou com o fato de PSL e PSD, dois partidos que fizeram menos votos que o Republicanos em 2020, terem sido contemplados com cargos no primeiro escalão: Claidir Kerkhoff Trindade, na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, e Nelsoir Battisti, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (além de acumular a Secretaria de Meio Ambiente), respectivamente. Pois, bem: Benildo, a partir da sinalização de Jarbas, não esconde mais que o foco do partido é a Secretaria de Cultura e Esportes, atualmente acumulada pelo secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique (PDT). O segundo na hierarquia da pasta é o ex-vereador Zé da Rosa, justamente do Republicanos. Será que é mais ou menos por aí?
Rapidinhas
• Integrantes do Cidadania se reúnem neste sábado, 18, das 9h às 11h, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, para eleição da nova executiva municipal. Atual vice-presidente da sigla, Adair Amarante Ribeiro, o Marcos, vai assumir o comando, em substituição a Acemar da Silva, o Zequinha. A legenda faz parte da base de apoio do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e deve manter o mesmo posicionamento.
• Que momentos fantásticos tivemos aqui na sede da Folha do Mate e Terra FM, na manhã de quarta-feira, 15. O Coral da Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp) se apresentou para os funcionários e quase todos foram às lágrimas. As crianças da Paresp são realmente especiais. Fica o registro do reconhecimento ao trabalho da incansável Sara da Rosa e sua equipe.
• E vem aí o Polo Florestal dos Vales, liderado pela Haas Madeiras, gigante do setor sediada em Linha Brasil. Áreas pedregosas e acidentadas podem passar a gerar renda nas propriedade, a partir de plantio de árvores para corte. Nas páginas 18 e 19 desta edição está o material completo sobre o projeto.