São cada vez mais frequentes as queixas relacionadas às obras de esgotamento sanitário que a Corsan realiza nas ruas de Venâncio Aires. Nas últimas semanas, as reclamações se concentraram, principalmente, na Carlos Wagner, uma das principais vias da Capital do Chimarrão, que liga os bairros São Francisco Xavier e Gressler e dá acesso a várias outras regiões. O Executivo vai ter que adotar uma postura de cobrança à concessionária, pois a comunidade não aguenta mais ver os problemas e as promessas se repetindo, sem que uma solução seja apresentada definitivamente. Não dá mais para aceitar assim como vai.

O vereador Ezequiel Stahl (PL), por exemplo, já está trabalhando no sentido de minimizar os problemas relacionados ao assunto. Tramita no Poder Legislativo o Projeto de Lei número 064, de autoria do parlamentar do PL e que tem por finalidade vedar a pavimentação, seja calçamento ou asfaltamento, de ruas que ainda não tenham estruturas de saneamento básico implementadas. Segundo o parlamentar, a intenção é evitar que vias sejam pavimentadas e, depois, abertas novamente para as obras de esgotamento, causando transtornos e eventuais prejuízos.

Obra do ginásio da Escola Adelina

Na semana passada, o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), disse que a reforma do ginásio da Escola Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, só teria sido concretizada por influência do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que atualmente está na Secretaria Estadual de Obras Públicas. Mais do que depressa, o presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), contestou a informação, dizendo que a revitalização que permitiu a retomada do uso do ginásio teve participação decisiva de uma organização não governamental (ONG). “O Governo do Estado começou e não terminou a obra. Isso eu digo porque ouvi de pessoas de dentro da escola”, comentou Luft.

Projeto para revisar cargos e FGs

Também tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires uma proposição que, segundo a justificativa, tem por objetivo promover a atualização da consolidação da legislação que dispõe sobre o quadro de cargos, funções gratificadas e demais disposições aplicáveis aos servidores públicos do Poder Legislativo. Conforme a Mesa Diretora da Casa do Povo, a Lei Municipal número 5.625, de 24 de dezembro de 2014, vem sendo objeto de diversas alterações ao longo dos anos, o que teria resultado em dispositivos dispersos e, em alguns casos, redações defasadas em relação à realidade atual da estrutura administrativa da Câmara.

“Diante disso, torna-se necessária a revisão integral da norma, com vistas à sua adequação organizacional, técnica e funcional, garantindo maior clareza, coerência e segurança jurídica na aplicação das disposições relativas ao quadro de pessoal”, diz a justificativa, que acrescenta: “Além disso, a nova redação contempla ajustes técnicos indispensáveis, a fim de atender os apontamentos do Controle Interno e garantir a compatibilidade das normas com as práticas administrativas”.

Bez Batti: Título de Embaixador

A vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) protocolou na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo número 017, que concede o Título de Embaixador de Venâncio Aires a João Bez Batti, pelos 60 anos dedicados à arte e à escultura contemporânea, bem como representatividade do município em nível internacional. Pela proposta, que ainda será apreciada em plenário, a outorga do título honorífico será efetivada no dia 3 de dezembro, durante a Sessão Solene na Câmara de Vereadores.

Palanque: estrutura em destaque

Outro dia escrevi aqui sobre a recepção que a equipe do Olé Esporte Clube tem pelas praças esportivas de Venâncio Aires. No domingo, 9, foi a vez de ficarmos surpresos com a estrutura do Palanque, no Estádio Ricardo Reckziegel, onde o time da casa enfrentou o São Luiz, pelo Campeonato A Liga. Top demais, principalmente o espaço para a imprensa, amplo e de fácil acesso. Sem contar as arquibancadas, copa, cozinha, gramado ‘tapete’ e a Banda do Palanque, uma atração à parte nos jogos do clube. Parabéns a todos envolvidos e, em especial, ao meu camarada Adriano Mees.