O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), afirmou na quinta-feira, 2, que está acompanhando as especulações em torno do seu nome, já que é cotado para fazer parte do primeiro escalão do governo a partir de 2022. Quintana disse que se sente orgulhoso por ser lembrado para a linha de frente da Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e que, caso haja um convite, vai pensar “com carinho” na possibilidade. Ou seja, não descarta fazer parte do ‘time’ de Jarbas. O que tem corrido nos bastidores da política é que o comandante do Legislativo pode aparecer, em janeiro do ano que vem, como titular da Secretaria de Saúde. O chefe do Executivo até admite que algumas novidades podem chegar junto com 2022, mas não dá quaisquer pistas sobre elas. Minha opinião: onde tem fumaça, tem fogo.
Republicanos: primeiro escalão em 2022
Outro assunto que começou a ganhar força nos últimos dias envolve o Republicanos. A sigla deve assumir uma secretaria no ano que vem. Ex-presidente do partido, Benildo Soares cobra espaço no primeiro escalão desde que o atual secretariado foi anunciado por Jarbas da Rosa. Mas não será ele o titular da pasta que for conferida à legenda. Isso porque Soares, atual vice-presidente da Câmara, será o comandante da Mesa Diretora do Legislativo em 2022. Aí surgem os nomes do presidente Mateus Figueiredo Silva, do 2º vice-presidente, Marcone Klafke, e do vereador suplente e 2º secretário Zé da Rosa. Além deles, fazem parte da diretoria do Republicanos Karin Franchiesca dos Santos (1ª secretária), Marli Becker (2ª secretária) e Miguel Inácio Luft (1º secretário). Outros nomes influentes no partido são Milton Gilberto Back, José Assis dos Santos, Márcio José de Freitas e Robson Parabôa. Vale lembrar que a sigla sempre ‘flertou’ com a Secretaria de Segurança Pública, pasta que atualmente não tem titular, a exemplo da Saúde, da Administração e da Cultura e Esportes.
Giovane Wickert assume Obras e Habitação
O ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), estará respondendo pela Secretaria Estadual de Obras e Habitação nos próximos 30 dias. O titular da pasta, José Stédile (PSB), entrou em período de férias e será substituído pelo adjunto. Importante para que Wickert leve o nome da Capital Nacional do Chimarrão pelo Rio Grande do Sul e também para eventuais destravamentos de demandas locais e regionais junto ao Governo do Estado. Nesta sexta-feira, 3, ele participou do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM 105.1, e afirmou que está confiante para a campanha em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Pré-candidato, Wickert entende que o cenário é favorável, em especial porque vai ter Heitor Schuch e Dalciso Oliveira, ambos do PSB, como suas dobradinhas em Venâncio Aires, região e, também, Rio Grande do Sul afora.
Acreditem: preço da gasolina pode baixar
Acreditem: informações dão conta de que o preço da gasolina pode sofrer queda nos próximos dias. Em Porto Alegre, o litro do combustível já pode ser encontrado abaixo dos R$ 7,00, mas o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes (Sulpetro) informou que não houve orientação da Petrobras para alteração de preços e acredita que a redução esteja relacionada à concorrência. Há ainda a informação de que após sair do maior patamar em cinco anos (US$ 85,65 em 25 de outubro), o preço do barril de petróleo caiu quase 20%, em especial pelo temor referente aos impactos da variante Ômicron. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai aumentar a produção diária em cerca de 400 mil barris até abril do ano que vem, o que acarretará em nova queda do preço e elevará a pressão sobre a Petrobras para que reduza os valores dos combustíveis nas refinarias. Por fim, espera-se que o desconto alcance as bombas dos postos e, por consequência, os consumidores finais.
Rapidinhas
• O Grêmio fez 3 a 0 no São Paulo, na quinta-feira, 2, e segue em busca de um milagre para escapar do terceiro rebaixamento à Série B do Brasileirão. Apesar de ter sobrevivido por mais uma rodada, pode cair neste domingo, 5, caso não vença o Corinthians, em São Paulo. A partida começa às 16h. Juventude e Inter só entram em campo na segunda-feira, 6. O time de Caxias pega o São Paulo no Morumbi, às 19h, e o Colorado recebe o Atlético Goianiense no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 20h. O Ju luta para não cair e o Inter ainda sonha com uma vaga na Libertadores do ano que vem, nem que seja na fase preliminar.
• Vereador André Kaufmann (PTB) tem lamentado o fato de que o debate sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos tenha caído no esquecimento. Segundo ele, várias atividades têm ocorrido sem a obrigatoriedade do item e apenas funcionários e frequentadores de estabelecimentos comerciais continuam tendo que cumprir a regra. O assunto deve voltar à pauta nos próximos dias, já que a variante Ômicron do coronavírus colocou, momentaneamente, o tema de lado, pois não era possível prever eventual impacto imediato no Brasil.