Lembram que escrevi aqui, estes dias, que o secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT), e o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), entrariam em rota de colisão quando o titular da pasta utilizasse a tribuna da Câmara para fazer sua prestação de contas? A ‘previsão’ se confirmou na quarta-feira, 3. Quintana foi ao Legislativo, destacou as conquistas e dificuldades desde que está no comando da Saúde e, depois, ficou à disposição dos parlamentares para questionamentos.

Segundo a perguntar, Muchila provocou Quintana, dizendo que a Casa não era lugar de monólogos, mas das grandes decisões e debates. Na sequência, afirmou que seria breve, mas que seus questionamentos teriam “nada mais, nada menos, do que oito páginas” e que faria uma carta aberta ao povo de Venâncio Aires, nas redes sociais. Por fim, indagou os motivos pelos quais a nova clínica de hemodiálise ainda não está funcionando e se Quintana não tinha ficado com vergonha de “ficar se empurrando com os demais políticos para tirar foto na inauguração da UTI Pediátrica?”

Foi a mesma coisa que jogar gasolina em uma fogueira. Primeiro, o secretário declarou que a clínica de hemodiálise está sendo concluída e que será moderna e confortável. Depois, convidou Muchila para tirar foto junto com ele na inauguração. “Garanto que ninguém vai te empurrar. Nossa função não é atacar as pessoas, como o senhor gosta de fazer, nós atacamos os problemas”, ironizou, para depois complementar: “O senhor tem um sentimento emocional comigo, porque eu era oposição no governo passado e o senhor acha que eu fiz o Giovane (Wickert, ex-prefeito do PSB) ser um fracasso. Talvez a ausência de autocrítica do Giovane, por estar cercado de gente que só elogiava ele, acabou nisso”.

Quando o vereador começou a contestar as declarações, Quintana pediu que ouvisse o contraponto. “A dor de ouvir é proporcional ao prazer de falar. O senhor fala, tem prazer, mas agora, na hora de ouvir, tem que aguentar. Não me importo que tu fale de mim, mas da minha equipe eu não vou deixar tu falar. Nos dias de maior atendimento da UPA, o senhor vai lá fazer videozinho. Devia ter vergonha na cara. Quando tem três para atender e quatro médicos, o senhor não vai lá. Por fatos oportunistas como estes é que acontecem agressões de profissionais de saúde. Uma médica do Gressler fez um protocolo contra as tuas publicações”, disparou.

Por fim, o titular da Saúde anunciou que tinha um recado do coordenador da limpeza externa dos postos de saúde para o socialista. “Vou encerrar a parte que eu dediquei ao senhor com um recado do coordenador de limpeza dos postos de saúde, pois o senhor disse que os postos tinham brejo até à altura da janela. Ele fez um desafio, que vai lhe esperar aqui na frente da Câmara às 9h amanhã (quinta-feira), pro senhor não acordar tão cedo, e vai com o senhor em todas as unidades de saúde. Se achar uma grama maior que a tua língua, ele disse que entrega o contrato que tem de limpeza externa dos postos, de tão indignado que ficou”, concluiu.

Erro rende falta para vereadora

A vereadora Luciana Scheibler (PDT) foi declarada ausente da sessão de quarta-feira, 3, da Câmara de Venâncio Aires. Ela havia encaminhado requerimento de licença, a contar do dia 2 de maio, mas como a sessão foi realizada um dia depois e o pedido ainda não tinha sido votado, ela não estava oficialmente livre das atribuições. O presidente da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), até tentou levar a sessão adiante, mas André Kaufmann (eleito pelo PTB) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), se manifestaram alertando o equívoco e afirmando que as votações da Ordem do Dia poderiam ser anuladas posteriormente. Em razão disso, Samuel Gisch (PDT), que assumiria a cadeira da colega, teve que deixar o Plenário Vicente Schuck.

Rapidinhas

“É com grande esperança que eu declaro o fim da emergência global de saúde de Covid-19”. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5, pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Foram mais de três anos de pandemia e milhões de mortes pelo mundo.

Se o tempo permitir, vamos conhecer neste fim de semana os times finalistas da Copa Serrana. São Luiz e Assespe jogam neste sábado, 6, em Santa Emília. Santa Tecla e Duvidosa se enfrentam domingo, 7, no campo do Santa Tecla.

Publicação de Ezequiel Stahl (eleito pelo PTB) nas redes sociais: “Minha solidariedade aos eleitores que o Tiago (Quintana) enganou, pois pediu votos pra vereador e virou secretário de Saúde, Saúde esta que pede socorro…”