Nas últimas edições, fiz reflexões sobre o futuro da política de Venâncio Aires. Em diferentes momentos, escrevi sobre a busca de Jarbas da Rosa (PDT) pela reeleição, em 2024, e mencionei que o vereador de segundo mandato e atual secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT) – recentemente eleito presidente do partido -, seria o candidato natural à majoritária em 2028, pois Jarbas vai para o último pleito, independente do resultado, segundo informações apuradas pela coluna.

Depois, recebi indagações sobre a possibilidade de a vice-prefeita Izaura Landim (MDB) disputar a Prefeitura como cabeça de chapa e com um pedetista de vice, já que ela tem sido fiel ao governo e a relação entre as siglas é das melhores. Sobre isso, publiquei que Izaura é um excelente quadro e tem totais condições de ser prefeita, mas que acredito ser improvável o PDT abrir mão da cabeça de chapa. Ainda mais se Jarbas obtiver êxito na eleição do ano que vem e garantir um segundo mandato.

Fiz esta contextualização para seguir repercutindo o assunto. Isso porque o secretário de Saúde, Tiago Quintana, entrou em contato com a coluna para se manifestar sobre as publicações. Primeiro, disse que “saber que nosso trabalho é visto como possibilidade de grandes voos no futuro aumenta a responsabilidade e motivação”. Na sequência, afirmou que “político não deve viver com o foco no passado, mas também nem tanto no futuro assim, pois cada etapa deve ser trilhada com foco e responsabilidade”.

Também declarou que “no futuro ninguém chega sozinho” e que, acima de nomes, acredita no grupo de trabalho. Conforme Quintana, no momento o foco é entregar uma Administração com ações que melhorem a vida das pessoas. “Pensar na política terá o tempo certo”, ressaltou. Por fim, salientou que tem “grande respeito e admiração” pela vice-prefeita e que não há qualquer sentimento de disputa. “Pelo contrário, jogamos no mesmo time e temos entrosamento. Somos aliados e vou trabalhar para que continuemos assim por todo o tempo que for possível”, concluiu.

Bencke e os totens fotovoltaicos

Mesmo fora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o suplente Jairo Bencke (PSB) não para e está dando andamento aos seus projetos. Durante a semana, ele e representantes da Prefeitura participaram de uma reunião virtual com um empresário do ramo de totens fotovoltaicos (energia solar) para carregamento de telefones celulares, tecnologia que Bencke sugeriu ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) em abril deste ano.

A intenção é disponibilizar totens em espaços públicos, começando pelo Parque do Chimarrão. O suplente acredita que as tratativas têm tudo para evoluir nos próximos meses. “Torço muito por este projeto, principalmente pela utilização da energia limpa, que contribui com a preservação ambiental. Agradeço também pela receptividade do Executivo”, comentou.

Atuação constante pelos hospitais

Acompanhado dos colegas Cláudio Tatsch (PL) e Thiago Duarte (União Brasil), o deputado estadual Airton Artus (PDT) assinou a proposição do Programa Pró-Hospitais, protocolado na quinta-feira, 10. Segundo Artus, o programa é essencial para enfrentar a crise do sistema de saúde e ajudar os hospitais filantrópicos e santas casas, fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a rede filantrópica é a maior assistencial no Estado, mas passa por dificuldades financeiras.

A criação deste programa é uma alternativa para captar recursos junto a empresas, que destinam parte do imposto a pagar, garantindo a prestação de um serviço de qualidade na vida de todos os gaúchos, com foco na área da saúde”, avalia. As empresas podem auxiliar através do ICMS, compensando valores destinados à construção, ampliação e manutenção de hospitais, compra de insumos, equipamentos hospitalares e demais gastos de custeio.

Krämer assume Podemos dia 25

O ex-vice-prefeito Celso Krämer assume a presidência do Podemos em Venâncio Aires no dia 25. Ele sucederá o filho Diego Krämer, que deve ser um dos nomes da sigla para a Câmara em 2024. O partido terá encontro no Clube de Leituras, a partir das 19h. Alberto Sausen será o vice-presidente e, para o evento, são esperadas lideranças estaduais e regionais, entre eles o deputado federal Marcon, os deputados estaduais Airton Lima e Professor Claudio Branchieri, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e o presidente estadual, Everton Braz.