Foto: Divulgação/Freepik
Foto: Divulgação/Freepik

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD), tem uma meta audaciosa e que pode render uma marca importante para ele e para a atual Administração: iniciar o processo para tornar Venâncio Aires referência em tecnologia na região.

O titular da pasta mantém tratativas com empresários do setor, tanto para ampliação, quanto para instalação de novos negócios. Um empreendimento, mantido sob sigilo, é a ‘menina dos olhos’ do secretário, que despista do jeito que pode para não abrir o jogo antes de os investimentos serem confirmados.

Além de mão de obra específica formada no IFSul, Senai e também por meio de cursos oferecidos pelo programa Qualifica Venâncio, Battisti tem outro grande trunfo na manga: vai anunciar, provavelmente depois da eleição, que a Capital Nacional do Chimarrão baixará a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 3% para 2%, o menor índice permitido por conta de legislação.

Família leitora da coluna

O amigo Leandro Pitsch me apresentou, na quinta-feira, 18, durante o lançamento do livro ‘Polo de Proteína Animal’ – de autoria do ex-prefeito Airton Artus e do jornalista Rui Borgmann -, o filho Augusto, que segundo ele, apesar de jovem, é adepto da leitura e costuma acompanhar a coluna. Além do pai, quem também incentiva o garoto é a mãe, Monia Pitsch. “A família toda lê tua coluna”, disse Leandro. Agradeço muito, pois se tem uma coisa que me alegra é saber, cada vez mais, quem aprecia os escritos deste espaço.

Por falar no livro ‘Polo da Proteína Animal’, fica o meu reconhecimento ao Airton e ao Rui pela obra. O evento contou com as presenças do prefeito Jarbas da Rosa; secretários Tiago Quintana (Saúde), Sid Ferreira (Infraestrutura e Serviços Públicos), Gilberto dos Santos (Desenvolvimento Rural) e Nelsoir Battisti (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo); e de empresários do setor da proteína animal, além de amigos e familiares de ambos.

Foi na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com um cardápio show de bola. Além do xixo, foram servidos copa (com rúcula e nozes), queijo, salame, azeitona, ovo de codorna, tomatinho, pão e geleia com pimenta. Os itens estão à disposição na Casa do Vô Coppa Bar, estabelecimento comandado pelo Rui, a esposa Lu e a filha Ana. Quem ainda não conhece o local, fica a dica. Ambiente agradável e familiar, com comes e bebes da melhor qualidade. Ah, e não tô ganhando nada pra fazer propaganda. É que sou fã, especialmente, da copa. O bar faz sucesso, também, com minipizzas e sopa no pão, além de bebidas para todos os gostos.

Rapidinhas

• Notícia que vem do PSD. Rodrigo VT deixa a Câmara de Vereadores no fim deste mês. Alexandre Fernandes vai ter mais um tempo no Legislativo e, depois, o partido deve dar espaço a Janete Brandão e, talvez, mais algum suplente.

• Confere a informação de mudança na coordenação do setor de turismo da Prefeitura. Luiz Henrique Ertel já deixou o setor e a tendência é que turismóloga aposentada Silvani Frantz seja confirmada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para a função. Soube que, se o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD) tivesse o poder para indicar o substituto, o nome para o cargo seria outro.

• Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) disse que teve que pagar cerca de R$ 450 mil referente às obras de asfaltamento de Vila Santa Emília que deveriam ter sido quitadas na Administração anterior. “Engavetaram e tive que pagar”, alfinetou.

• A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires concluiu, nesta sexta-feira, 19, a compra de um veículo novo. O modelo foi adquirido junto à JA Spohr, única concessionária a participar do certame de tomada de preços. Em até 30 dias, o Legislativo terá à disposição uma GM Spin de 7 lugares, zero quilômetro, no valor de R$ 135 mil. A compra foi efetivada porque a Zafira ano 2010 estava apresentando muitos problemas. “Não foi apenas uma vez que ficamos empenhados, a caminho de compromissos fora do município”, ressaltou o presidente Benildo Soares Republicanos).

• Candidata a deputada federal, Silvia Schirrmann (Podemos) enviou à coluna uma mensagem informando que aproveitou a primeira semana de campanha oficial para distribuir material e divulgar as bandeiras prioritárias. Pelas redes sociais, Silvia está se apresentando para a região e, em Venâncio Aires, realizando encontros, participando de entrevistas e explicando os seus projetos. “Por onde passo, sou acolhida, escuto os problemas e também me sinto muito à vontade para falar. As pessoas sentem que sou de verdade, porque sempre fui assim”, comentou.