Faz algum tempo que venho escrevendo sobre a relação cada vez mais complicada entre o prefeito Jarbas da Rosa e o vereador César Garcia, ambos do PDT. Nos últimos meses, uma série de episódios rendeu alfinetadas de parte a parte e, mais recentemente, a relação azedou de vez. E o dissabor não é só com o parlamentar, mas também com o pai dele, o ex-secretário de Segurança Pública, Jair Garcia. Inseparáveis na campanha de 2020, que culminou com a eleição de ambos e a nomeação do sargento aposentado para o primeiro escalão do governo, eles podem estar em lados opostos no pleito do ano que vem.

Mas vocês devem estar se perguntando o que me fez voltar a este assunto, não é mesmo? Pois bem, é que temos novidades. Há algumas semanas, César Garcia colocou a função de líder de governo na Câmara à disposição. Jarbas e o PDT não fizeram qualquer movimento, mas a coluna apurou que o prefeito teria dito a pessoas próximas que, caso o parlamentar o procure e confirme a intenção, aceitará o pedido. Ainda segundo informações de bastidores, o prefeito estaria inconformado por não conseguir falar com o vereador, que não participa das agendas na Prefeitura e não foi ao jantar de posse de Tiago Quintana como presidente do PDT.

E tem mais. Recentemente, Jair Garcia teria ido à Prefeitura para falar com Jarbas, na tentativa de reassumir a Secretaria de Segurança Pública. Com o aceno negativo do prefeito, as coisas pioraram. Por fim, durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 14 – quando veio à baila o assunto da aquisição das Sparks (armas de choque), concretizada quando Jair ainda era secretário e que é alvo de inúmeras críticas, bem como um curso realizado para os agentes da pasta e cujo ministrante ainda não recebeu o valor de R$ 1 mil -, César saiu em defesa do pai. Disse que, no lugar dele, teria deixado a secretaria em 25 de agosto de 2022, um dia após a realização de audiência pública, na Câmara, que tratou da possibilidade de implementação da Guarda Municipal Armada em Venâncio Aires.

Defensor da criação do setor, Jair reuniu lideranças da segurança pública que falaram sobre os benefícios da Guarda, mas no fim da reunião, a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, informou que não havia recursos disponíveis para colocar a iniciativa em prática. Naquela oportunidade, Jarbas até comentou que a Guarda seria importante como suporte para Polícia Civil e Brigada Militar, mas que as prioridades eram outras. “Pra mim, aquilo foi um recado. Meu pai até demorou a sair. Fosse eu, tinha deixado a pasta no outro dia”, afirmou, acrescentando ainda que “nossa família tem idoneidade e respeito, e o sobrenome que eu carrego é de peso”. Pai e filho têm sido procurados por outros partidos.

Rapidinhas

• Clécio Espíndola, o Galo (PTB), levou quem acompanhava a sessão de segunda-feira, 14, aos risos, ao se dirigir a Sandra Wagner (PSB), que juntamente com Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil), embarcou para Brasília, na madrugada de terça-feira, 15. “Uma boa viagem a você, vereadora Sandra, e que Deus lhe proteja. Se não, quando vê, vira nome de rua aí, né?”, disse ele.

• Diego Wolschick (PTB) avalia fazer denúncia contra o presidente da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), à Comissão de Ética. De acordo com o petebista, o comandante da Mesa Diretora teria dito, em alguns locais, que ele já teria tentado cometer suicídio. “A que ponto chega o presidente da Câmara de Vereadores. Me deseja o mal, te desejo o bem, pois não sou o lixo que você é”, disparou Wolschick. Ruppenthal não respondeu à declaração.

• Fiz contato ontem com o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que cumpre rotina em Porto Alegre, na Secretaria Estadual de Obras Públicas. Perguntei sobre novidades e expectativas para 2024, já que é um dos nomes apontados para a eleição majoritária. “Durante a semana, estou focado aqui na secretaria, e preciso recorrer aos amigos para saber das novidades dos bastidores da política em Venâncio Aires. Aos finais de semana, tenho me dedicado mais à família, saído pouco a eventos e atividades da comunidade. Às vezes, colho uma impressão e outra com amigos e lugares como mercado e posto de combustíveis. O suficiente para sentir que a novidade é que o povo quer Venâncio feliz de novo”, escreveu.

• Luciana Scheibler (PDT) usou parte do seu tempo na tribuna, na sessão de segunda-feira, 14, para lembrar que neste sábado, 19, será realizado o ato de inauguração do posto de saúde de Vila Teresinha. A vereadora destacou que o secretário Tiago Quintana acompanha o plano de obras da Prefeitura e que mais uma comunidade do interior está sendo beneficiada.