Relações de candidatos alteradas

Podemos, PSDB, PSB e Cidadania, todos partidos integrantes da coligação ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, que dá suporte à dobradinha de Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB), registraram mudanças em suas nominatas para a Câmara de Vereadores depois das listagens iniciais. O Podemos, que tem 15 postulantes ao Poder Legislativo, teve uma troca: saída de Márcia Schimdt e entrada e Maria Janete Pereira Nunes.

No PSB, saiu do cenário Lauteni Faleiro e entrou na disputa Altemir dos Santos, fazendo com que a nominata ficasse completa, com os 16 candidatos possível. Uma alteração também foi registrada no PSDB, com a saída de Marinês Stein e a entrada do ex-vereador João Stahl. Com a medida, os tucanos ficaram com dez candidatos à Câmara nesta eleição.

O maior número de movimentações ocorreu no Cidadania, sigla que está na Federação com o PSDB. Sandra Beatriz Peres, Vítor Daniel Ribeiro e Emely Porto desistiram de concorrer. Por outro lado, entrou na disputa Marla Spader, que completa a lista de três candidatos do Cidadania.

O União Brasil foi o único partido da coligação que não apresentou mudanças em relação à nominata inicial e tem 16 nomes para a corrida por uma cadeira na Casa do Povo. Com isso, o número de candidatos do grupo que defende o lema ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’ baixou de 63 para 60.

As coligações ‘Para Frente Venâncio’, de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB); ‘Endireita Venâncio’, de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert; e ‘Brasil da Esperança – Fé Brasil’, de Cândido Faleiro Neto (PT) e Sérgio Rosa (PT) mantiveram suas listas iniciais. PDT, MDB, Republicanos e PSD têm, juntos, 63 candidatos. PP e PL somam 32 postulantes ao Legislativo e o PT oferece 12 candidatos aos eleitores.

As informações podem ser acessadas no Divulgacand, site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que contempla tudo a respeito do pleito deste ano em todos os municípios. Com as alterações, Venâncio Aires tem 175 candidatos no total: são 167 a vereador, quatro a prefeito e quatro a vice-prefeito.

Clima ‘pesa’, de novo, na Câmara

E o clima ‘pesou’, mais uma vez, na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Na noite de segunda-feira, 2, o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, e a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, foram ao Plenarinho João Jorge Hinterholz, onde os encontros estão sendo realizados, para falar a respeito de recursos recebidos para ações de enfrentamento às cheias de maio e a forma como foram aplicados na Capital Nacional do Chimarrão.

Como forma de valorizar a servidora de carreira responsável pela elaboração do projeto ‘Valoriza Venâncio’, Juliana Marcuzzo, Teixeira e Camilla convidaram-na para fazer a explanação aos parlamentares. Ainda foram ao Legislativo vários outros servidores públicos envolvidos com a iniciativa. Tudo ia bem, mesmo com alguns questionamentos incisivos de integrantes do grupo de oposição, até que Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), fez uso da palavra e elevou o tom, para muitos de forma desrespeitosa.

O parlamentar afirmou que “a senhora não foi convidada para estar aqui”, ao se referir a Juliana Marcuzzo, e chamou Camilla e Teixeira de “despreparados”, por supostamente estarem “terceirizando a palavra”. Juliana ficou notadamente constrangida, mas seguiu no seu propósito de levar o esclarecimento solicitado pelos vereadores. Camilla rebateu dizendo que não é despreparada, reforçou o fato de valorizar a servidora e ainda alfinetou Muchila em relação ao “recebimento de FG [função gratificada] sem efetivamente exercer suas atividades”. Teixeira, desta vez, preferiu relevar, mas todos sabem que ele e Muchila são desafetos de longa data.

Rapidinhas

Altemir Roberto Hendges, leitor da Folha do Mate, entrou em contato com a redação para fazer um comentário a respeito das ‘bandeirolas’ que são colocadas nas ruas nesta época de campanha eleitoral. Ele chama atenção, especialmente, para os materiais que são colocados nas esquinas e prejudicam a visão dos motoristas nos momentos de manobras. “Penso que deveria haver um regramento”, sugere Hendges.

A pesquisa publicada pela Folha do Mate, Terra FM e Instituto Methodus, no fim de semana, segue sendo o assunto do momento. Cada um aborda os resultados da maneira que lhe interessa, claro. Teremos mais duas.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido