A renovação de 20% da Câmara já é uma certeza. Isso porque, dos 15 parlamentares que têm cadeira no Legislativo, três não vão à reeleição. Ciro Fernandes (PDT) e Adelânio Ruppenthal (PSB) anunciaram que não estarão à disposição no dia 15 de novembro, enquanto que Izaura Landim (MDB) concorrerá à majoritária, como vice de Jarbas da Rosa (PDT). Pelo que se sabe, Ruppenthal estará ao lado de Dário Martins (sem partido) na coordenação da campanha de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). O responsável por coordenar a campanha de Jarbas e Izaura será Paulo Mathias Ferreira, presidente do MDB.
MUITO MAIS CANDIDATOS
O fim das coligações proporcionais fez o número de candidatos ao Legislativo dar um significativo salto de uma eleição para a outra. Em 2016, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 130 nomes disputando uma vaga na Câmara. Para 2020, segundo dados repassados pelos partido e que ainda podem sofrer alterações, serão 214 postulantes a uma cadeira na Casa do Povo. PDT, PSB e MDB são os partidos com nominatas completas, com 23 candidatos cada um. Sem levar em consideração o PSC – que vai participar oficialmente do pleito, mas não tem nomes à Câmara -, PSDB e Progressistas são as siglas com menos candidatos: seis cada uma. O aumento em relação ao pleito anterior é de quase 65%.
RAPIDINHAS
• Promotor eleitoral, João Afonso da Silva Beltrame informou à coluna que, até o momento, não recebeu denúncias relacionadas a candidaturas. Ele lembrou que o processo de homologação e impugnação será iniciado na próxima semana, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 27 estará liberada a campanha.
• Turma do Olé Futebol Clube, da rádio Terra FM 105.1, se desdobra para não deixar os torcedores da Assoeva sem as informações dos compromissos da equipe na Liga Nacional de Futsal (LNF). Na terça e na quinta, Carlos Roberto de Oliveira, Rui Borgmann e Daniel Heck transmitiram as vitórias sobre Umuarama e Joaçaba.
• Descobri mais um leitor. Sempre que fico sabendo de pessoas que costumam ler a coluna, gosto de fazer o registro aqui. Tanto em razão da preferência pelo espaço que assino quanto pela manutenção do hábito do jornal impresso, algo que foi ressaltado pelo José Faustino, o Tcheca. Fica o meu abraço.