Na intenção de reivindicar um melhor preço do litro de leite pago aos produtores, o vereador Gerson Ruppentahl (PDT) apresentou a Moção de Repúdio número 061, endereçada ao secretário estadual de Agricultura, Domingos Antônio Velho Lopes, e também ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT).
O termo ‘repúdio’ incomodou alguns parlamentares e, para piorar, no telão do Plenário Vicente Schuck, durante a sessão de segunda-feira, 8, apareceu ainda como destinatário o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que havia sido retirado da proposta por Ruppenthal. Só que a confusão levou muitos colegas a se posicionarem contrários à proposição e sugerirem a alteração para Moção de Apelo. No fim, o pedetista concordou com os demais vereadores e optou pela retirada da proposta, para evitar mais constrangimentos. Ela deve ser revisada e reapresentada.
Homenagem e constrangimento
Por falar em moção, outra que deu o que falar foi a Moção de Aplauso número 060, de autoria do presidente da Mesa Diretora da Câmara, Benildo Soares (Republicanos). Endereçada ao presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul, Carlos Alves, em homenagem aos 15 anos da TV Record no estado, a proposta não passou por unanimidade no Legislativo.
Ezequiel Stahl, Diego Wolschick e André Kaufmann, todos do PTB, e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), votaram contra a iniciativa. Entre as justificativas está o fato de que sequer há sinal da emissora em Venâncio. Alguns vereadores ressaltaram, inclusive, que a Record não teria interesse em estruturar uma antena para garantir a retransmissão. No fim, o placar ficou em 10 a 4 para os favoráveis, porém foi mais um momento constrangedor.
Ciro Fernandes assessora Puthin
O ex-vereador Ciro Fernandes (PDT), que no início da atual gestão foi coordenador do Parque do Chimarrão – quando deixou a função, deu lugar a Noredi Rodrigues (PDT) -, é o novo assessor do vereador André Puthin (MDB). Ele já assumiu o cargo em comissão (CC) e, na terça-feira, 9, participou de capacitação de servidores do Legislativo e Executivo, no Plenário Vicente Schuck. Fernandes preenche vaga aberta com a exoneração de Franciele Boeira dos Santos, que era uma indicação do vereador eleito Gilberto dos Santos (MDB) e ficou no gabinete do suplente Puthin, já que o titular foi para a Secretaria de Desenvolvimento Rural.
A dispensa de Franciele ocorreu depois que o presidente da Câmara, Benildo Soares (Republicanos), recebeu denúncia de que ela não estaria cumprindo a carga horária de trabalho. Conforme informações que chegaram à imprensa, câmeras de videomonitoramento comprovariam que Franciele, por várias vezes nos últimos tempos, simplesmente batia o ponto no Legislativo e deixava o local em seguida. Ela nega as acusações e promete buscar a reparação dos danos à sua imagem em momento oportuno.
Rapidinhas
• Ezequiel Stahl e Clécio Espíndola, o Galo, ambos de PTB, votaram contra o Projeto de Lei número 090, do Executivo e que prevê incentivo econômico à Comercial Zaffari Ltda. A justificativa deles é que o novo empreendimento vai dividir o consumo dos venâncio-airenses, fato que deve gerar menor faturamento e, possivelmente, demissões em outros negócios do setor. No entanto, a iniciativa foi aprovada por maioria de 12 a 2
• Se a metade dos empreendimentos interessados em áreas e instalação às margens da RSC-287 se confirmarem, Venâncio Aires acompanhará um ‘boom’ de negócios na rodovia, nos próximos anos. Há empresas de vários setores dispostas a fazer investimentos ao longo dos cerca de 30 quilômetros da estrada que passam pelo território da Capital Nacional do Chimarrão. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD), cuidam das tratativas.
• Vai um abraço para o empresário Walter Nedwed, da Casa Walter, a Maluquinha, tradicional empreendimento que fica localizado na esquina da rua 7 de Setembro e avenida Ruperti Filho. Na terça-feira, 9, a colega Bruna Stumm falou com o seu Walter, que revelou ser leitor deste espaço. Soube que ele chegou a assumir como vereador (era suplente) e concorreu a prefeito na eleição de 1982. Muito obrigado pela preferência, seu Walter!