“Me filiou no MDB”, comentou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim (União Brasil), aos risos, quando me encontrou, no sábado, 24, no campo do 11 Unidos, no bairro União, local onde transmitimos, por meio do Olé Esporte Clube, da Rádio Terra FM 105.1, a vitória do Cruzeiro sobre a Fiel Tribo Guarani, pelo placar de 3 a 1, pelo Copa IMX Assoeva de Veteranos. A manifestação de Landim foi uma repercussão da nota publicada, neste espaço, na edição do fim de semana, quando escrevi que estão cada vez mais altas as apostas de que ele seguirá para a mesma sigla da qual a mãe, a vice-prefeita Izaura Landim, faz parte. Brincou, riu, mas não descartou a possibilidade de se transferir.
Além de Landim, vários outros políticos e militantes partidários foram prestigiar a rodada na praça de esportes do 11 Unidos – que, diga-se de passagem, está revitalizando sua estrutura e, certamente, vai voltar a sediar grandes disputas, como já aconteceu no passado. Estavam por lá o prefeito Jarbas da Rosa, a vereadora Luciana Scheibler e o esposo, Júlio Scheibler, o Noca, e o suplente de vereador Claudio Weschenfelder, todos do PDT. Também marcaram presença Jorge Sbruzzi (MDB) e Benildo Soares (Republicanos). Estes foram os que vi circulando.
Marcelo Fonseca pode aparecer
Ainda na ‘mistura’ do esporte com a política, cabe fazer um registro de outra possibilidade que ganha força nos bastidores. O presidente da Assoeva, Marcelo Fonseca, pode aparecer como candidato a vereador nas eleições de 2024. Ele vem sendo sondado por alguns partidos – especialmente os alinhados à direita, em razão das posições mais conservadoras de Fonseca, que ficam claras pelas manifestações que faz nas redes sociais -, que tentam sensibilizá-lo a concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores. Ele garante que está focado no sentido de conduzir a Assoeva em uma grande temporada. Política, ao futuro pertence.
Serginho exalta atitude de Jarbas
Ex-presidente do Guarani, Serginho Batista, cumprimentou pessoalmente o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), no sábado, 24, quando o encontrou no campo do 11 Unidos. O motivo? “No dia da posse do Eliomar (Marcon) como novo presidente do clube, ele (Jarbas) estava em Brasília, mas enviou mensagem desejando sucesso à diretoria. Isso nunca aconteceu e é uma atitude digna de registro”, comentou Batista. Ele acrescentou que estará à disposição do Guarani para ajudar no ano de 2024. “Eu, e acho que outros ex-dirigentes, estaremos prontos para colaborar, pois sinto um entusiasmo no Edmundo Feix. A parceria já deu certo”, comentou ele, ao se referir ao acordo firmado com o grupo polonês que dará suporte à caminhada de Eliomar Marcon na presidência do Índio.
Reunião das contas de 2023 hoje
Deve ser realizada hoje a reunião interna do prefeito Jarbas da Rosa com a equipe econômica do Município, liderada pela secretária da Fazenda, Fabiana Keller, a respeito do fechamento do exercício fiscal de 2023. Depois do encontro, Jarbas deve se manifestar a respeito das contas do ano passado. Recentemente, em entrevista concedida ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM 105.1, a titular da Fazenda sinalizou para um equilíbrio entre receitas e despesas. Resta saber se a informação vai se confirmar no momento da divulgação oficial.
Rapidinhas
De todos os vereadores que vão trocar de partido na janela de transferências, que abre em março e se estende até abril, Clécio Espíndola, o Galo (PRD), é o que mais tem dúvida a respeito de que caminho seguir. PDT, MDB, Republicanos e outras legendas já fizeram convites, mas o parlamentar ainda não se decidiu. Tem pouco mais de um mês para isso.
A tal de janela de transferências está quase aí. Ela será responsável por mudanças relevantes no que tange o cenário eleitoral de Venâncio Aires. Seja para concorrer a uma vaga no Legislativo ou para compor chapa à eleição majoritária, quem precisar mudar de ares está com os dias contados para a decisão. E tem gente negociando com um, mas se garantindo com outro.