Projeto que está sendo elaborado pela deputada estadual Juliana Brizola (PDT) prevê que um trecho da ERS-422 seja denominado de Orlando Dinaldo Schulz. A proposta ainda está no gabinete da deputada, mas em breve deverá tramitar nas comissões da Assembleia Legislativa para, na sequência, ser apresentado para votação em plenário. A informação foi repassada à coluna pela neta de Schulz, Alessandra Ludwig, que atualmente é assessora administrativa da Secretaria de Meio Ambiente.

O avô dela era natural de Linha Arroio Grande, mas por muitos anos morou em Vila Deodoro, onde esteve à frente da Casa Comercial Orlando Schulz, uma das principais referências da sede do 3º Distrito. Ele foi vereador e ficou muito conhecido em Venâncio Aires e região em razão da luta pelo asfaltamento da ERS-422.

Também presidiu várias entidades representativas na Capital do Chimarrão e buscou os recursos para a construção da Escola Sebastião Jubal Junqueira. Mais tarde, foi responsável pela mobilização que culminou com o oferecimento do ensino médio na instituição. Ainda contribuiu com a Festa Nacional do Chimarrão, na função de embaixador. Schulz faleceu no dia 1º de julho de 2021, aos 87 anos, em decorrência de complicações de um câncer. Que assim seja, pois a homenagem é merecida.

Desafios da comunicação

No fim de semana, participei de um dos mais interessantes congressos de comunicação durante toda a minha trajetória – de mais de 20 anos – na área. O 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, realizado em Canela, trouxe à tona a dificuldade que é fazer jornalismo de qualidade e agilidade em tempos de domínio da internet e necessidade diária de provação dos profissionais.

Fora a programação, que contou com palestras e painéis que trataram de temas muito pertinentes, o que mais me chamou a atenção foi o fato de que empresários do ramo da comunicação e integrantes de outros setores das empresas, em sua maioria jornalistas, têm o senso comum de que é preciso muita união para manter os negócios de pé. Algo que só o trabalho a partir da unidade pode consolidar.

Em tempos em que as redes sociais potencializam a circulação de falsas notícias, são os veículos tradicionais que garantem segurança aos leitores. Os desafios nunca deixaram de existir, mas o momento é de muita reflexão e de consolidar ainda mais as marcas que são sinônimo de qualidade. Neste sentido, aqui no jornal Folha do Mate e na Rádio Terra FM seguimos com o compromisso de bem informar e manter a parceria com a comunidade.