É preciso considerar que o pedágio caiu para quase metade do preço – de R$ 7,00 para R$ 3,70 – nas praças de Venâncio Aires e Candelária, na RSC-287, mas as condições do asfalto estão muito abaixo do ideal. Há duas semanas havia ido a Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e já havia constatado uma série de buracos e ondulações até Tabaí, onde a rodovia se encontra com a BR-386.

Neste fim de semana, o deslocamento foi para Cachoeira do Sul, lado contrário da viagem anterior. Só que constatei uma estrada igualmente precária. Além disso, deparei com filas nos pedágios que, sinceramente, não consigo entender como se formam, já que o volume de tráfego não justifica os congestionamentos.

Um pouco notei que é pela demora da cobrança nas cabines, mas só isso não explica tamanha demora. Seria legal se algum representante da empresa que assumiu a concessão da 287 clareasse a situação publicamente. Tanto as filas quanto a ausência de melhorias, mesmo que paliativas, nesta que é a principal rodovia da região.

Krämer fora do PTB

O ex-vice-prefeito de Venâncio Aires, Celso Krämer, vai mesmo deixar o PTB. A cúpula do partido teve reunião na noite de ontem e, na pauta, constava a renúncia de Krämer, que é o atual presidente da legenda. O vereador Renato Gollmann, vice-presidente da sigla, assumirá como presidente, mas há movimentos para a formação de uma nova nominata. O caminho de Krämer é o Podemos, partido que, na Capital Nacional do Chimarrão, tem como presidente da comissão provisória o seu filho, Diego Krämer. O ex-vice-prefeito já adiantou que vai concorrer mais uma vez a deputado estadual em 2022, fazendo dobradinha com Maurício Dziedricki, deputado federal do PTB que também deve ir para o Podemos. Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) também estão na disputa.

Rapidinhas

• O futuro a Deus pertence, mas me parece que o Grêmio deu uma prova, no domingo, 19, ao vencer o Flamengo, no Maracanã, por 1 a 0, que terá forças para escapar do rebaixamento. Foi um jogo gigante do time de Luiz Felipe Scolari, que dá muita confiança para uma escalada na tabela do Brasileirão.

• O Inter também conseguiu um excelente resultado diante do Fortaleza, no Beira-Rio, na manhã de domingo, 19. Com gol do ex-Guarani Edenílson, no apagar das luzes, venceu por 1 a 0 e pulou para sexto no campeonato. O Juventude, no sábado, 18, perdeu para o Athletico, por 2 a 1, na Arena da Baixada.