O ‘acordão’ feito no início da atual legislatura deve ser cumprido e, desta forma, Gerson Ruppenthal (PDT) será presidente da Câmara de Vereadores em 2023. Nas últimas duas semanas, especialmente, várias especulações deram conta de que o acerto entre os governistas poderia ser rompido, inclusive com parlamentares da situação formando chapa com a oposição. As duas maiores dúvidas eram os votos de César Garcia (PDT) e Benildo Soares (Republicanos). O primeiro, pela tentativa dos oposicionistas de fazê-lo presidente indo contra a base e, o segundo, porque teria afirmado que não votaria em Ruppenthal.

No entanto, nesta sexta-feira, 16, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) conversou com cada um dos integrantes do bloco de situação e, de acordo com o que apurou a coluna, todos acertaram de garantir o cumprimento do ‘acordão’. Como o chefe do Executivo teve o ‘poder’ de fazer que descontentes convergissem, não há como saber ao certo, mas é provável que questões envolvendo cargos em comissão (CCs) e fidelidade tenham pesado nas decisões. A partir disso, na sessão de segunda-feira, 19, a última ordinária deste ano, o pedetista deve ser eleito presidente.

A vice-presidência, ao que tudo indica, será de Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil). Ela, aliás, é a provável comandante da Mesa Diretora em 2024. Completando a composição para o ano que vem, César Garcia (PDT) permanecerá na função de primeiro secretário e Benildo Soares (Republicanos) será o segundo secretário. A informação já chegou aos vereadores de oposição, mas, mesmo assim, eles devem apresentar uma chapa, que provavelmente terá ‘na cabeça’ Clécio Espíndola, o Galo (Mais Brasil). A eleição é segunda, no começo da reunião semanal.

Pedido de vista ‘atrasa’ 11 de maio

Ainda não foi desta vez que o Projeto de Lei número 046, de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos) e que trata da alteração do feriado do aniversário do município de 25 de julho para 11 de maio foi votado na Câmara de Venâncio Aires. Depois de ter sido baixada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a matéria estava na Ordem do Dia da sessão desta sexta-feira, 16. No entanto, a proposta não chegou a ser apreciada, pois a vereadora Sandra Wagner (PSB) pediu vista, o que atrasa em, pelo menos, mais uma sessão a análise e votação do projeto.

O presidente do Legislativo, que já tinha ficado furioso em virtude da baixa da proposta anteriormente, mais uma vez não poupou críticas à demora para a votação. “É prerrogativa da vereadora fazer o pedido de vista, mas quer ver mais o quê?”, indagou ele. Soares tem a expectativa de que a matéria seja votada na sessão de segunda-feira, 19, a última ordinária do ano e na qual também será eleita a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. “Vou ferrar todo mundo se este projeto não for votado. A comunidade vai ficar sabendo o que está acontecendo. É o povo que quer a mudança, não é só o Benildo Soares”, argumentou o vereador do Republicanos.

Rapidinhas

• Moradores de Vila Mariante relatam problemas de abastecimento de água com frequência, normalmente no período das 5h e 7h. O assunto foi parar na Câmara de Vereadores e, de acordo com César Garcia (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (Mais Brasil), que residem no 2º Distrito, o horário de início de trabalho de funcionários da Corsan seria a causa do transtorno. Eles prometem ir em busca de diálogo para resolver a situação.

• O vereador André Kaufmann (Mais Brasil) retirou da pauta o requerimento número 077, de sua autoria e que solicita a convocação do secretário de Segurança Pública para falar sobre a aquisição de duas motocicletas de 500 cilindradas para o Município. A decisão foi tomada em virtude da saída de Jair Garcia da pasta. Ele pediu exoneração sob a justificativa de que recebeu convite para assumir função no Governo do Estado em 2023.

• O governador reeleito, Eduardo Leite (PSDB), começou a anunciar oficialmente os integrantes do primeiro escalão do governo a partir de janeiro de 2023. Nesta sexta-feira, 16, Raquel Teixeira teve confirmada a sua permanência na Secretaria Estadual de Educação. Os nomes devem aparecer com uma certa celeridade nos próximos dias e, se alguém do PDT for convocado, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT) estará na Assembleia Legislativa. Fica a torcida para o médico tenha esta oportunidade e represente a Capital Nacional do Chimarrão no Palácio Farroupilha.